FMCG Marcas

Novas leis ameaçam indústria do tomate

Por a 31 de Janeiro de 2007 as 17:13

tomate

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirmou, durante um conselho de ministros da área da União Europeia, o seu receio que as novas propostas da Comissão Europeia para regular o sector das frutas e legumes constituam uma ameaça ao futuro da transformação do tomate.

A reforma pretende que os subsídios agrícolas deixem de estar relacionados às quantidades produzidas, defende a promoção do consumo e prevê o reforço das organizações de produtores como veículo privilegiado para a comercialização.

Jaime Silva afirma que estas propostas deixam de lado a indústria da transformação, receando que, se os subsídios agrícolas deixarem de estar ligados à quantidade produzida, muitos agricultores deixem de produzir ou optem por produtos diferentes, mais lucrativos, o que terá um impacto negativo no fornecimento de matéria-prima para a indústria transformadora do tomate.

Apesar das críticas, o ministro da Agricultura considera que a integração das ajudas no sector das frutas e legumes no regime geral de apoios agrícolas, é um ponto positivo nas novas propostas para a Organização Comum de Mercado.