Distribuição

Grandes cadeias americanas aderem a energia solar

Por a 26 de Janeiro de 2007 as 18:06

Wal-Mart

Há cada vez mais grandes cadeias de distribuição norte-americanas a aderir à utilização da energia solar como fonte de electricidade, noticia o jornal Diário Económico. As questões ambientais e o aumento dos preços da electricidade são as principais razões apontadas para esta mudança.

No final de Fevereiro, a Wal-Mart irá receber várias propostas de empresas interessadas na instalação de equipamento solar, num indeterminado número de lojas em, pelo menos, cinco estados norte-americanos. Esta medida fará da cadeia de distribuição, a maior utilizadora de energia solar nos EUA.

Também a Tesco, maior cadeia de distribuição do Reino Unido, anunciou que vai gastar cerca de 10 milhões de euros, para a construção de um painel solar de 2 MW. Este equipamento ficará instalado no futuro centro de distribuição da empresa na Califórnia.

A Staples, maior grupo de fabricantes de materiais e economato para escritório dos EUA, já inaugurou um centro de distribuição em Connecticut, que conta com um conjunto de painéis solares de 433KW. Em 2006, já haviam aberto dois centros com painéis de 520KW.

Enquanto isso, a Whole Foods Markets, uma das maiores cadeias norte-americanas de supermercados de produtos orgânicos e naturais, colocou um sistema de energia solar de 121 KW no seu centro de distribuição em Connecticut. Além disso, a marca possui outras cinco lojas que utilizam esta fonte de energia.