FMCG Marcas

Oliveira da Serra reinventa imagem

Por a 22 de Janeiro de 2007 as 18:29

oliveira da serra

Facilitar o processo de compra e uniformizar a imagem da marca são os principais objectivos da nova aposta da Oliveira da Serra. «Quando está em frente ao linear, devido à multiplicidade de marcas e sabores, o consumidor fica baralhado e acaba por escolher o azeite em função do preço», justifica Luís Pereira Santos, director de marketing da Sovena, empresa que comercializa a marca.

Para ajudar o consumidor a seleccionar o melhor azeite em função da utilização, Oliveira da Serra apostou na mudança da rotulagem. Cada garrafa apresenta informações sobre o produto e sugestões de aplicação, que variam de acordo com a receita.

Para além da rotulagem, também o logótipo e as embalagens sofreram alterações. «O logótipo assume identidade mais dinâmica, jovem e contemporânea». Por sua vez, «as embalagens reflectem a ambição da marca em reforçar a ergonomia e funcionalidade de utilização».

A mudança de imagem é transversal a todos os formatos e capacidades. «Surgiu a necessidade de dar coerência e homogeneidade à imagem da Oliveira da Serra, já que esta divergia de segmento para segmento». Desta forma, «cada segmento ganha personalidade própria», explica Luís Santos.

O investimento canalizado para este projecto é de 1,5 milhões de euros, incluindo adaptações a nível industrial mas excluindo a campanha de comunicação.

Oliveira da Serra é líder de vendas em três canais de distribuição com uma participação global de 20% em valor, assegura o director de marketing da Sovena. A saber: hipermercados, cash and carry e horeca. A estimativa de crescimento para a marca em 2006 é de 17%.

Com o objectivo de consolidar a liderança das vendas na restauração, a gama foi totalmente reestruturada. A grande novidade é o lançamento da «primeira cápsula 100% inviolável e anti-drop». Além disso, a marca oferece actualmente três portfólios diferentes para este canal, que variam de acordo com o posicionamento do restaurante. Os novos galheteiros também apresentam novo design e disponibilizam um prato de prova. «Queremos ser uma marca do dia-a-dia», sublinha o responsável.

Para divulgar a nova imagem, Oliveira da Serra vai investir 3,5 milhões de euros numa forte campanha de comunicação, com a assinatura “Oliveira da Serra só dá boas ideias”.

Ainda este ano, a marca reserva a internacionalização para o mercado brasileiro. Já está presente nos países onde a comunidade portuguesa é expressiva, dos quais são exemplo E.U.A, Venezuela, Alemanha e França. No entanto, é na Suiça que regista a melhor performance.