Veículos

Corsa Van e Sport

Por a 18 de Janeiro de 2007 as 18:35

Opel Corsa Van

Após a apresentação da versão Sport (Van) no último Salão Automóvel de Paris, o Corsa Van fez a sua estreia no Salão Automóvel de Bruxelas (13 a 21 de Janeiro de 2007). Baseado no novo Corsa de três portas, este novo veículo combina o conforto e a performance de um automóvel de passageiros com a economia e a capacidade de transporte de um veículo comercial, estando disponível na rede de distribuidores a partir de Março de 2007, em duas versões: Corsa Van e Corsa Sport.

O objectivo comercial é, naturalmente, manter a liderança conquistada pela geração antecessora no seu sub-segmento em 2006, com 3.457 unidades vendidas, refere a empresa em comunicado. «Este volume de vendas do Corsa Van contribuiu para a excelente performance obtida pela marca no segmento de derivados de passageiros em Portugal, onde atingiu um total de 5.461 unidades matriculadas que lhe valeram o primeiro lugar do ranking».

O novo Opel Corsa Van e o novo Opel Corsa Sport apresentam fortes argumentos.. A equipa de desenvolvimento criou um modelo com duas personalidades distintas: uma de cariz trabalhador (Corsa Van ) e outra de cariz desportivo (Corsa Sport).

Especificamente desenvolvido para o mercado português, o Corsa Sport pretende seguir o caminho do bem sucedido Astra Sport, combinando o design desportivo e divertido do aclamado Corsa GTC com a economia de um veículo comercial.

A gama de motores duas versões do motor turbodiesel 1.3 CDTI common-rail, de 75cv (Corsa Van e Sport) ou 90 cv (Corsa Sport).

Ao comentar o novo veículo, Jamal N. El-Hout, vice-presidente da GM Europa responsável pelo Planeamento de Produtos e Operações de Veículos Comerciais, sublinhou que a «Opel tem para oferecer uma vasta gama de veículos comerciais, com produtos à medida de todos os clientes e necessidades. Com um design moderno e características práticas, o novo Corsa Van vem melhorar a nossa gama de veículos comerciais e contribuirá certamente para o sucesso contínuo da marca». El-Hout prevê que o Corsa Van seja especialmente popular em Portugal, Espanha e Reino Unido, países onde o seu antecessor tem também conhecido um grande sucesso.

Visto de fora, o Corsa Van pouco ou nada se parece com um veículo comercial. Exibe o visual dinâmico do novo Corsa e, graças às suas dimensões compactas (3.999 mm de comprimento, 1.944 mm de largura, incluindo os espelhos exteriores, 1.488 mm de altura e círculo de viragem de 10,1 m) e a uma direcção assistida sensível à velocidade, arruma-se facilmente nos espaços de estacionamento apertados. Estas proporções não interferem de modo algum com a capacidade de transporte. O espaço de carga amplo e plano e a altura de carga do Corsa Van, que cresceu para os 924 mm, resultam numa capacidade de 845 lt. e numa carga útil de 550 kg – isto é, 30% maior que a do anterior Corsa Van.

Já o novo Corsa Sport distingue-se pelo visual ultra desportivo e o interior de alta qualidade, a que se associa a grande bagageira característica de um derivado de passageiros. Inspirado no Astra Sport, o Corsa Sport apresenta distintos elementos desportivos como os faróis de nevoeiro, o interior desportivo com acabamentos cromado mate, o volante de três raios em pele perfurada, a ponteira de escape desportiva, as jantes em liga leve de 16 polegadas com desenho de cinco raios, entre outros. O Corsa Sport recorre a um motor 1.3 CDTI de 90 cv, o que em conjunto com o chassis desportivo rebaixado e a direcção progressiva variável do novo Corsa GTC, garantem uma maneabilidade surpreendentemente ágil..

No que toca à segurança, o Corsa Van e Sport beneficiam em larga medida do seu parentesco com a nova geração do Corsa: no programa de testes do Euro NCAP, o Corsa obteve a nota máxima de cinco estrelas em termos de protecção de ocupantes adultos. Este veículo polivalente é igualmente económico, devido aos motores que tem disponíveis e aos prolongados intervalos de manutenção. A primeira inspecção geral só é necessária após 60.000 km ou dois anos em circulação.