FMCG Marcas

Nestlé e Kraft são acusadas de vender café ilegal

Por a 17 de Janeiro de 2007 as 17:12

Stocks danificados fazem subir preço do café

A Kraft e a Nestlé foram acusadas pela organização ambientalista WWF de vender café colhido de maneira ilegal num parque nacional na Indonésia, estabelecido para dar refúgio a espécies animais em risco de extinção.

O café, proveniente do parque de Bukit Barisan Selatan é comercializado por dezenas de marcas nos supermercados dos Estados Unidos, Japão e Europa, defende a organização ambientalista. A reserva, uma floresta protegida, abriga os últimos elefantes, tigres e rinocerontes existentes em Sumatra, mas são cada vez menos numerosos devido ao avanço dos cultivos.

«Se a prática de extrair continuamente e ilegalmente a terra para cultivar o café não for parada, rinocerontes e tigres serão extintos numa década», disse Nazir Foead, um dos responsáveis do WWF Indonésia à Agência ANSA.

O grande país asiático é o segundo exportador mundial de uma das qualidades mais valorizadas de café. Mais da metade da produção do país passa pelo porto de Lampung, cidade próxima ao parque Bukit Barisan Selatan.