FMCG Vinhos

Charamba reconhecido internacionalmente

Por a 17 de Janeiro de 2007 as 17:02

Charamba

Os vinhos da Aveleda receberam o reconhecimento internacional, com o conhecido cronista W. Blake Gray a eleger o Charamba (2004) como o melhor vinho tinto de custo inferior a 5 €, chegando mesmo a dizer: «consider buying this one by the case», ou seja, «considere comprar este vinho à caixa».

O cronista W. Blake Gray, reconhecido a nível mundial como grande conhecedor de vinhos lançou no final do ano passado um desafio às garrafeiras locais (recorde-se que a norte de São Francisco, na Califórnia, está situado o Napa Valley, uma região mundialmente conhecida pela indústria vinícola e turismo. As características do clima e do solo desta zona da Califórnia transformaram-na numa das maiores regiões de produção de vinho do mundo) com o objectivo de eleger os melhores vinhos disponíveis no mercado abaixo dos 10 dólares.

Cada garrafeira nomeou cinco vinhos, resultando num total de 55 vinhos sobre os quais Blake Gray fez a sua apreciação. Deste desafio, o Charamba de 2004, produzido pela Quinta da Aveleda, foi eleito o melhor vinho do ano abaixo dos 5 dólares.

Este Douro DOC é produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca,Tinta Barroca e Tinta Roriz. Após o desengace total e o suave esmagamento das uvas, segue-se a maceração e fermentação em cubas de aço inox, a temperaturas controladas. Terminado este processo, o vinho estagia em madeira de carvalho francês durante cerca de 9 meses, seguindo um estágio em garrafa de cerca de 8 meses.