FMCG Vinhos

Berardo e Grupo Rothschild apostam na China

Por a 17 de Janeiro de 2007 as 17:22

Joe Berardo

Joe Berardo aliou-se ao Grupo Rothschild com vista à exportação de vinhos para a China. Em declarações à agência Lusa, Joachim Roque, director de produção da empresa produtora do vinho Quinta do Carmo, disse que as exportações para a China começaram em 2006, num projecto que prevê reforçar, a curto prazo, as vendas de vinho alentejano naquele mercado do Oriente.

A Sociedade Agrícola Quinta do Carmo conseguiu também entrar, no ano passado, no mercado espanhol, «muito difícil» para os vinhos portugueses, o que Joachim Roque considera «uma agradável surpresa».

Quanto ao mercado português, o responsável da empresa alentejana considerou que «funcionou bem» em 2006, «apesar das dificuldades económicas que se registam no País».

A empresa, propriedade dos franceses Domaines Barons de Rothschild (Lafite), com interesses nos vinhos de Bordéus (França), do Chile e da Argentina, e do comendador Joe Berardo, produz cerca de 700 mil garrafas por ano, 80% tinto e o restante branco. Do portfólio da empresa fazem parte néctares como Quinta do Carmo e Dom Martinho, exportando cerca de metade da produção para cerca de 20 países, casos dos Estados Unidos da América, Suíça, Alemanha e Japão.

Com cerca de 150 hectares de vinha no concelho de Estremoz e adega instalada na Herdade das Carvalhas, a participação dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite) na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo iniciou-se em 1992, em parceria com o antigo proprietário da empresa, Júlio Bastos, tendo Joe Berardo adquirido a quota de Bastos em 2000.