FMCG Vinhos

IVDP dá garantias a Jaime Silva

Por a 11 de Janeiro de 2007 as 18:45

IVDP dá garantias a Jaime Silva

O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, afirmou, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), que a nova orgânica do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) lhe garante a estabilidade necessária para «dirigir o sector de forma reforçada», destacando, no entanto, que «todo o interprofissionalismo se deve modernizar», referindo-se à produção.

«Não se pode parar na história», referiu ainda o responsável pela pasta da agricultura portuguesa, defendendo que «a produção tem de estar forte e organizada e modernizar-se, para que seja possível um diálogo equilibrado com os exportadores».

Apesar de muito crítico relativamente aos atrasos na discussão dos problemas do vinho no âmbito da nova Organização Comum de Mercado (OCM) do sector, Jaime Silva afirmou-se «optimista» com o futuro, pois «o novo plano de desenvolvimento rural implica mudanças e enquadra o sector como um fileira, desde a produção ao comércio».

No final o ministro concluiu que «estamos num momento crucial e há que aproveitar a cada vez maior abertura de mercados sem, contudo, perder o mercado nacional».

Quanto aos novos órgãos sociais da AEVP, eleitos para o triénio 2007/2009, mantêm-se George Sandeman (Sogrape – Vinhos) na presidência da direcção, ocupando José Fernando Leite Falcão Carneiro (Wiese & Krohn) a presidência da assembleia-geral e José Teles Dias da Silva (Niepoort) a presidência do conselho fiscal.