Distribuição

Retalho positivo em Novembro

Por a 8 de Janeiro de 2007 as 17:56

Retalho cresce 2,5% em férias

Em Portugal, durante o mês de Novembro, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, cresceram 0,6 % em termos homólogos. Esta variação correspondeu a uma aceleração de 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior, que resultou de comportamentos distintos nos dois agrupamentos considerados: Produtos alimentares e Produtos não alimentares. No primeiro, a taxa de variação homóloga acelerou 3,3 pontos percentuais, situando-se em 4,3%. No segundo, registou-se um agravamento de 1,8 pontos percentuais da taxa de variação homóloga, tendo-se fixado em -2,4%.

Em relação a Outubro, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação nula, embora melhorando 3,8 pontos percentuais. Este comportamento foi determinado pelo andamento no mesmo sentido dos dois agrupamentos, os acréscimos foram de 7,8 % no comércio de Produtos alimentares e de 0,5 % no comércio de Produtos não alimentares, a que corresponderam, respectivamente, taxas de variação mensal de 3,7% e de -3,1%.

O emprego no comércio a retalho aumentou 0,6% em termos homólogos, -0,1 pontos percentuais face a Outubro. Comportamento que resultou de andamentos contrários observados nas taxas de variação no comércio de Produtos alimentares (aceleração de 0,2%) e no de Produtos não alimentares (redução de 0,2%). As taxas de variação homóloga destes agrupamentos foram de 2,3% e de -0,4%, respectivamente. Comparativamente com o mês anterior, o emprego no comércio a retalho registou um crescimento de 0,8%.

Também na União Europeia, as vendas do comércio a retalho cresceram no mês de Novembro face ao período homólogo, 1,3 % nos países que utilizam o euro e 2,3 pontos percentuais na Europa dos 25. Todos os países da União Europeia melhoraram as vendas, mas foram a Letónia e a Estónia que mais progrediram, registando uma subida de 21,8 % e 20,5 %, respectivamente.