Não Alimentar

Portugal cada vez mais adepto do digital

Por a 29 de Dezembro de 2006 as 17:05

Mais de 2,3 milhões de portugueses preferem DVD

Com o final do ano à porta, o estudo do Consumidor 2006 revela que o ano que chega ao fim ficou marcado pela crescente adesão dos portugueses ao digital. Uma tendência transversal a áreas como o vídeo, a fotografia, o áudio e até o automóvel.

De entre os mais de 500 produtos estudados, a Marktest destaca o leitor de DVD, cuja taxa de penetração ultrapassou já os 60%. Entre 2005 e 2006, o aumento foi de 15,6%. Com um aumento de 20,7% no mesmo período, o gravador de DVD é também cada vez mais popular, estando presente em 14% dos lares do Continente.

A máquina fotográfica digital foi, ainda assim, o equipamento que mais cresceu na preferência dos portugueses. Em 2006, o aumento face ao ano anterior foi de 43,7%. Neste momento, está presente em 43,1% dos lares do Continente. No vídeo, a compra de CDs áudio seguiu em tendência decrescente, presumivelmente graças à possibilidade de acesso via digital através da Internet.

No automóvel, a popularidade do digital fica patente pelo significativo aumento de 160% na posse de GPS. São 5,2% os lares do Continente que actualmente usufruem do equipamento.