Bebidas

Grupo PepsiCo abdica de preferência em caso de venda da Sumolis

Por a 28 de Dezembro de 2006 as 18:23

Grupo PepsiCo abdica de preferência em caso de venda da Sumolis

A PepsiCo e a Seven UP International informaram ontem que têm direito de preferência de compra da participação de 59,1% detida pela Refrigor na Sumolis, em caso de venda da mesma. No entanto, como consequência das imposições resultantes das recentes alterações ao Código dos Valores Imobiliários, o grupo norte-americano vai abdicar desses direitos, requerendo à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) a respectiva ilisão.

A comunicação de direitos foi feita ontem à CMVM na sequência da renovação dos contratos de produção, venda e distribuição entre o PepsiCo e a Sumolis, também ontem anunciada. Os contratos, que as duas entidades mantêm há vários anos, abrangem as marcas Pepsi-Cola, Pepci Light, Pepsi Max, Pepesi Twist, 7UP, 7UP Light, 7UP Ice e H2OH. A renovação produz efeitos a partir do início de 2008 e por períodos de cinco anos. Nos períodos seguintes a renovação será automática, caso não seja emitida, com antecedência mínima de um ano, uma declaração de não renovação por qualquer das partes implicadas.

Além dos direitos sobre as marcas, os acordos renovados «mantêm um direito de preferência da PepsiCo e da Seven UP International sobre a transmissão de acções da Sumolis detidas pela Refrigor SGPS, nos casos em que tal transmissão leve a perda de controlo da Sumolis pela Refrigor». Sendo que, à luz das recentes alterações do Código dos Valores Mobiliários relativas a acordos parassociais e concertação para controlo de empresas cotadas, e nomeadamente tendo em conta o artigo 20º do mesmo documento, o direito de preferência na Sumolis implica a imputação à SevenUp e PepsiCo dos 59,1% de capital detidos pela Refrigor.

PepsiCo e Seven UP consideram, no entanto, que «não exercem sobre a Sumolis qualquer influência efectiva ou potencial, nem tão pouco os acordos relativos aos mesmos direitos constituem uma forma de exercício concertado de influência sobre a Sumolis. Tanto quanto é do conhecimento da PepsicCo e Seven UP, o controlo da Sumolis é pública e exclusivamente exercido peça Refrigor». Por este motivo, as duas entidades informam que «vão requerer (à CMVM) a declaração da respectiva ilisão».

Este anúncio surge cerca de uma semana depois de a Sumolis, que controla 20% da Compal, tornar públicas as negociações em curso para a compra da participação de 80% da Caixa Geral de Depósitos na empresa de bebidas da Nutrinveste.