FMCG Marcas

Europastry cria fábrica em Portugal

Por a 28 de Dezembro de 2006 as 18:22

Europastry abre fábrica em Portugal

A Europastry, fabricante espanhola de massas ultracongeladas, vai passar a produzir em Portugal. A empresa, com escritórios no País desde 1997, vai instalar a primeira unidade produtiva em território nacional na antiga fábrica da Knorr, no Carregado. A produção inicial será de 6000 toneladas, destinadas a consumo interno e exportação para a Europa. Mas na mira estão também os mercados de Angola e Moçambique.

Em declarações ao Hipersuper, o gestor de produto da Europastry Portugal, Filipe Canário, revelou que a nova unidade produtiva se dedicará ao fabrico de pão e pastelaria ultra-congelada, entre os quais algumas especialidades portuguesas. Além de croissant artesanal, pastel de nata e empada de frango, que já são produzidos em Espanha, a unidade portuguesa produzirá também queijadas.

Parte da produção dirigir-se-á ao mercado nacional, mas nos países de destino incluem-se ainda Espanha, França, Itália e Alemanha, onde a empresa já está presente. Mercados europeus à parte, Angola e Moçambique poderão de futuro juntar-se ao leque de importadores. Segundo Filipe Canário, «a exportação para as antigas colónias portuguesas onde já são comercializados os produtos é uma possibilidade».

O investimento inicial na nova unidade produtiva, de 6000 metros quadrados, foi de cerca de 6 milhões de euros. Com inauguração prevista para o 3º trimestre de 2007, a fábrica permitirá criar 140 postos de trabalho, lê-se no comunicado da empresa, que em 2006 facturou 16 milhões de euros no mercado nacional.

Frida, Fripan e Ya Ya Maria são as marcas comercializadas pela Europastry em Portugal, respectivamente dirigidas ao canal horeca, distribuição moderna e consumidor final. Até agora, os produtos tinham origem em Espanha ou nas fábricas dos parceiros nacionais da empresa. A compra da unidade produtiva no Carregado acontece após o grupo ter anunciado, em Outubro, a aquisição da Palmapan, com unidade fabril em Palma de Maiorca.