FMCG Vinhos

Vinhos do Norte de Portugal entre os melhores do mundo

Por a 27 de Dezembro de 2006 as 19:05

Campanha com menos vinho

As adegas Aveleda, Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta do Noval e Quinta do Vale de Meão estão entre as 100 melhores do mundo. Pelo menos, a avaliar pela classificação da revista norte-americana Wine&Spirits do Inverno de 2006. Por sua vez, a Wine Spectator, também norte-americana, incluiu 31 vinhos portugueses na categoria de “Novos Vinhos”, entre vinhos do Douro, verdes, tintos e brancos e rosés.

Conforme avançado hoje pela ADETURN – Turismo Norte de Portugal, o vinho ’03 Vintage Porto Nacional, da Quinta do Noval, foi o néctar português melhor classificado no top da Wine&Spirits, com 98 pontos. Com 96 pontos, a Niepoort colocou o ’03 Vintage Porto e o ’04 Douro Redoma Reserva White. O ’03 Douro Vinha Maria Teresa, da Quinta do Crasto, obteve 95 pontos, e o ’05 Vinho Verde Alvarinho, da Aveleda, 93 pontos. A Quinta do Vale Meão classificou o ’03 Porto Vintage Port e o ’03 Douro Red, ambos com 92 pontos.

Na revista Wine Spectator, os vinhos do Norte obtiveram entre 80 e 91 pontos, afirma a mesma fonte. Na categoria Vinhos do Douro ficaram classificados 19 vinhos, sete nos Vinhos Verdes, um (Minho 2004, da Quinta da Covela) nos Vinhos Tintos e quatro nos Vinhos Brancos e Rosés.

«O sector dos Vinhos e Gastronomia é uma das prioridades» do Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), que está a ser desenvolvido pela ADETURN para a promoção da marca Porto e Norte de Portugal (PNP). Neste âmbito, «as parcerias com o sector dos vinhos são uma das acções a desenvolver», lê-se no comunicado.