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Princípios de Sydney querem reduzir publicidade a alimentos para crianças

Por a 27 de Dezembro de 2006 as 19:02

A International Obesity Taskforce (IOTF), “think tank” da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade (IASO), criou um conjunto de princípios-guia que visam reduzir a publicidade e marketing de alimentos e bebidas para crianças. O objectivo é reduzir o impacto negativo dessas acções na dieta das crianças.

A necessidade de reduzir e regular a promoção comercial em todos os suportes (incluindo novas formas de marketing) é um dos princípios defendidos. Mas nos Princípios de Sydney – assim chamados por terem origem no Congresso Internacional de Obesidade, realizado em Sydney no passado mês de Setembro – considera-se também que essa regulação não pode partir da própria indústria, e que há que banir toda a promoção comercial a alimentos de escolas e estabelecimentos afins.

A IOTF é uma das organizações não governamentais que integram a Global Prevention Alliance, cujo objectivo é criar um Código Internacional de Marketing para Alimentos e Bebidas para Crianças e adoptar regulamentos com poder coercitivo para o implementar. Até 30 de Março de 2007, está a divulgar mundialmente os Princípios de Sydney (que podem ser consultados na íntegra em www.iotf.org/sydneyprinciples) e a pedir a todos os profissionais e interessados que lhe façam chegar comentários.