Tec & Log

Indra aumenta capital para comprar Soluziona

Por a 27 de Dezembro de 2006 as 19:05

Indra aumenta capital para comprar Soluziona

A Indra, empresa espanhola do sector de Tecnologias da Informação, aprovou na passada quarta-feira (dia 20) um aumento de capital para 3,6 milhões de euros. Subscrita integralmente pela União Fenosa, a operação contará com a contribuição dos negócios de consultoria e tecnologias de informação da Soluziona, cuja aquisição, prevista desde Julho passado, deverá formalizar-se no próximo mês de Janeiro.

O aumento de capital realizar-se-á «mediante a emissão de 18.068.171 acções de 0,20 euros de valor nominal cada uma, com um prémio de emissão de 15,30 euros», esclarece o comunicado da empresa. A aprovação foi obtida na passada quarta-feira na assembleia-geral extraordinária de accionistas, que autorizou ainda a incorporação no Conselho de Administração dos actuais presidente e vice-presidente da União Fenosa, Pedro López Jiménez e Honorato López Isla, respectivamente. Com eles, o Conselho de Administração passa a ter 14 membros.

Como resultado do aumento de capital, Caixa Madrid e União Fenosa passam a ser os principais accionistas da sociedade, respectivamente com participações de 13,33% e 11%. Para a União Fenosa, trata-se de uma valorização de 280 milhões de euros, ao preço médio de cotização da Indra entre Maio e Julho (aproximadamente 15,5 euros por acção).

A operação de aumento de capital estava prevista desde o passado dia 28 de Julho, data em que a Indra anunciou a integração do negócio de consultoria da Soluziona. Após a aquisição também da Azertia, formalizada a 15 de Setembro, a Indra torna-se líder do mercado espanhol e uma das principais empresas europeias, com vendas pró-forma de cerca de 1950 milhões de euros em 2006, lê-se no comunicado.