Distribuição

Grandes superfícies cresceram 10% em 2006

Por a 27 de Dezembro de 2006 as 19:09

Centros Comerciais

A área nacional ocupada por centros comerciais e retail parks aumentou 10% em 2006. Segundo um relatório da consultora imobiliária Jones Lang LaSalle, as grandes superfícies ocupam actualmente perto de 2,4 milhões de metros quadrados, mas deverão crescer para 3,5 milhões em 2008. A implantação em cidades «periféricas» e a inauguração de grandes empreendimentos nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Coimbra são duas grandes tendências.

Ovar, Viana de Castelo e Tondela foram as cidades periféricas preferidas pelos investidores imobiliários. A implantação em cidades «periféricas» é uma das tendências detectadas pela consultora, e deverá continuar a sê-lo «à medida que se esgota a capacidade de absorção de Lisboa e Porto». Outra tendência é a inauguração de grandes empreendimentos nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Coimbra. Neste âmbito, Seixal e Paços de Ferreira protagonizaram as escolhas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, respectivamente.

Só os centros comerciais representaram um acréscimo de 250 mil metros quadrados em 2006, no conjunto dos dez que foram inaugurados este ano. Torres Vedras, Viseu, Évora, Ovar, São João da Madeira e Castelo Branco são algumas das cidades visadas para o desenvolvimento desse tipo de superfícies. Mas, no conjunto dos projectos comerciais (retail parks incluídos), há ainda 850 mil metros quadrados a aguardar licença.