Não Alimentar

Compras natalícias por multibanco aumentaram 5,4%

Por a 27 de Dezembro de 2006 as 19:07

Natal

Nos primeiros 25 dias do mês de Dezembro, os portugueses gastaram quase mil euros por segundo. As contas são do Diário de Notícias, com base em dados da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). No mesmo período, as compras pagas por multibanco foram 5,4% superiores às registadas no ano anterior, ascendendo a 2,1 mil milhões de euros.

Foram 45,6 milhões os pagamentos realizados via multibanco nos primeiros 25 dias do corrente mês. Feitas as contas ao segundo, estão em causa 21 operações, num total de 994 euros a cada instante, revela o diário. Estes números traduzem um aumento de 5,4% face a 2005. Mas tendo em conta o ritmo de crescimento entre 2004 e 2005 – 9% –, os valores deste ano representam um abrandamento do consumo com pagamento por multibanco.

Ao longo do mês de Dezembro, a evolução dos gastos é crescente. Na primeira semana, foram 11,8 milhões as operações de pagamento via multibanco, num valor global de 546,2 milhões euros. Na segunda semana, este valor ascendeu a 768,3 milhões. E a curva ascendente mantém-se até à terceira semana.

Também nos levantamentos a tendência ao longo do mês foi crescente até ao Dia de Natal. No entanto, os valores movimentados foram sempre inferiores aos dos pagamentos, o que confirma a preferência nacional pelo dinheiro de plástico. No global, a diferença foi de 321 milhões de euros.