Outras Opiniões

Eficácia no Ponto de Venda

Por a 22 de Dezembro de 2006 as 12:55

nuno rosa

A atribuição de prémios e galardões nas mais variadas áreas de actuação empresarial já se tornou uma tradição em Portugal.

O sector da Publicidade e Marketing não foi excepção, tendo surgido distinções para premiar a criatividade de diversas peças de comunicação como spots de rádio, publicidade online ou soluções de Marketing Relacional.

Os Prémios Eficácia, galardões criados recentemente e que se destinam à avaliação da comunicação comercial, surgiram da necessidade de premiar as estratégias responsáveis pelo essencial das campanhas publicitárias: a eficácia.

Deste modo, o foco de interesse passou a abranger, não só o trabalho criativo, mas o real resultado dos múltiplos intervenientes na comunicação comercial. Nesta nova perspectiva foram os próprios meios que exigiram a comprovação da sua quota-parte na eficácia desses mesmos resultados. Esta informação tornou-se imperativa e distintiva, numa altura de corte de bugdets e de dificuldades de selecção perante uma panóplia crescente de ofertas.

Uma das tendências naturais deste mercado, à semelhança do que vem acontecendo em mercados mais desenvolvidos, é a aposta no ponto de venda. A procura da eficácia tornou-se um requisito também para este ambiente que conjuga no mesmo espaço, produto, consumidor e decisão de compra. Assim, têm surgido algumas acções de comunicação inovadora que procuram incrementar essa mesma eficácia. Aqui ficam algumas.

Caixa de saída Exclusivas

A Grant’s criou caixas de saída exclusivas para os seus consumidores no Carrefour (Montijo). Esta caixa permite uma valorização da compra, aumentando a notoriedade da marca e apelando à passagem de novos consumidores, já que associado existe um prémio para todos os clientes múltiplos de 50 que passem pela caixa.

Marketing Olfactivo

A aplicação de novas funcionalidades a meios existentes, tem sido outra solução encontrada pelas marcas. Com base em difusores de aromas ou na colocação desses aromas em peças criativas, é possível, por exemplo, direccionar os consumidores para o novo chocolate que está em destaque no linear, logo desde a entrada. Esta técnica, utilizada nos EUA e Japão, tem aumentado a taxa de recordação dos produtos, sobretudo através do reforço dos atributos da marca.

Presença Multimédia

A presença multimédia no ponto de venda, através de soluções de Digital Signage, demonstrou melhorar a experiência de compra. Já existem alguns estudos nesta área – um dos mais recentes é o da Nielsen Media Research sobre a rede de canais multimédia Sign Storey, que concluiu que 68% dos inquiridos condicionou as suas compras em função das mensagens deste suporte.

Estes exemplos demonstram como a criatividade e a eficácia são requisitos essenciais para inovar a sua comunicação, com resultados comprovados.