Tec & Log

Cisco apresenta vídeo-conferência com alta definição

Por a 22 de Dezembro de 2006 as 16:53

A Cisco, criadora mundial de soluções de rede e banda larga, acaba de lançar o Telepresence, um sistema de vídeo-conferência de alta definição. O lançamento insere-se, alegadamente, numa estratégia mais vasta de aposta no formato vídeo como elemento central do portfolio da marca e na inovação tecnológica. A empresa pretende lançar três novas tecnologias por ano e apostar seriamente naquelas cujo potencial de mercado atingir os mil milhões de dólares.

O Telepresence consiste numa transmissão de IP de alta velocidade (6Mbps) que utiliza sistemas de som e ecrãs de plasma de 65 polegadas com quatro vezes mais pixels que os de alta definição. O resultado é um sistema de três ecrãs plasma, vídeo e som de alta definição que recria o ambiente cara-a-cara, com um atraso de 0,2 segundos nos dois sentidos: «Com a Telepresence consegue ver-se s ealguem engole em seco, se pisca os olhos, se transpira», afirma o presidente da Cisco, Chris Dedicoat, em declarações ao Diário Económico.

O sistema está disponível em duas versões, para grandes (máximo de 12 pessoas, 6 de cada lado) e pequenas reuniões (pequenos grupos e conversas individuais). Os preços rondam os 300 mil e os 79 mil dólares, respectivamente. Segundo Chris Dedicoat, os primeiros clientes esperados são do mercado financeiro. O Telepresence chega a Portugal em 2007. De resto, a Cisco quer ficar conhecida mais pelas ofertas em vídeo que pelas tecnologias de rede, seu core business tradicional.