Não Alimentar

ASAE: 2.550 locais fiscalizados e 3 milhões de euros apreendidos

Por a 21 de Dezembro de 2006 as 17:35

Independência garantida

ASAE: 2.550 locais fiscalizados e 3 milhões de euros apreendidos Em 2006, as acções de fiscalização da ASAE levaram à apreensão de artigos no valor 3 milhões de euros no âmbito da contrafacção, pirataria informática e direitos de autor. Entre empresas, centros comerciais e feiras, foram inspeccionados pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica 2.550 locais. Os resultados foram 24 detenções, 516 processos-crime e o encerramento de quatro fábricas que reproduziam ilegalmente camisolas, ténis, óculos e perfumes de marca.

Foi no âmbito da contrafacção que se verificou o maior número de apreensões: no total, 154 mil artigos no valor de 1,7 milhões de euros, como resultado da inspecção a 1172 vendedores. Os crimes de pirataria informática levaram à apreensão de 37 052 artigos, entre os quais CDs e DVDs no valor de 1,3 milhões de euros.

Segundo o presidente da ASAE, António Nunes, citado pelo Diário de Notícias, começa a sentir-se «maior cautela por parte dos operadores económicos», embora tal não tenha resultado numa diminuição da prática de crimes. Dada a existência de estruturas anteriores face ao ano passado (a ASAE foi criada há um ano, em substituição da Inspecção-Geral das Actividades Económicas e da Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar), António Nunes recusou comparar as acções de fiscalização de 2006 com 2005. Mas garantiu que houve maior número de detenções, e que em 2007 a fiscalização será reforçada.