FMCG Marcas

Nestlé e Parmalat investigadas por cartelização

Por a 12 de Dezembro de 2006 as 16:13

Vendas da Nestlé chegam aos 45,4 mil milhões

A Nestlé e a Parmalat vão ser investigadas pelo Tribunal da Concorrência da África do Sul. Em causa estão suspeitas de práticas de cartelização no mercado do leite, nomeadamente fixação concertada de preços e abuso de posição dominante, partilhadas com outras seis empresas. A Comissão da Concorrência recomendou que as empresas sofram multas de mais de 10% da sua facturação anual.

Além da Nestlé e Parmalat, estão envolvidas a Clover Industries, Clover SA, Ladismith Cheese, Woodlands Dairy, Lancewood e Milkwood Dairy. A investigação foi iniciada em Fevereiro de 2005 pela Comissão da Concorrência, que demonstrou que as empresas fixavam o preço e manipulavam as condições nos mercados do leite produzido e transformado.

Nestlé e Parmalat são duas das seis empresas que trocavam informação sensível que permitia fixar o preço de venda do leite produzido. Além disso, estão no leque das quatro visadas que fizeram acordos a longo-prazo para vender umas às outras os excedentes de leite, em vez de o disponibilizarem aos consumidores finais a preços inferiores, o que permitia manter os preços a um nível artificialmente alto.

Juntamente com a Clover, a Parmalat é também acusada de abuso de posição dominante, através de acordos de exclusividade com os produtores que os impediam de vender os excedentes de produção a processadores e distribuidores de menor dimensão. Clover, Woddlands e Parmalat são, ainda, suspeitas de coordenar a remoção do leite excedentário do mercado, de forma a diminuir a oferta e, assim, impedir a diminuição dos preços.