FMCG Vinhos

Filoxera ameaça 70% das vinhas australianas

Por a 12 de Dezembro de 2006 as 16:06

Austrália perde ¼ da produção

De acordo com as últimas notícias veiculadas pela imprensa australiana, foi descoberta uma praga de filoxera nos 32 hectares de vinha da Foster´s, em Coldstream, mais concretamente na região do Vale de Yarra, ameaçando, segundo os especialistas, 70% das vinhas desta região. O produtor já colocou esta vinha sob quarentena, de modo a não afectar mais área de cultivo, dado que as vinhas da região estão plantadas num sistema que as tornam muito vulneráveis a qualquer tipo de praga. .

Troy Hey, da Foster´s, já veio dizer que «existe um plano de remoção e destruição pronto a avançar, estando somente à espera do deferimento das autoridades competentes». O Department of Primary Industries encontra-se actualmente a investigar a praga, questionando os viticultores relativamente às suas práticas.

Andrew Evans, especialista para a biosegurança da autoridade australiana, referiu ao www.decanter.com que «será declarada uma área de segurança à volta das vinhas afectadas com um raio de aproximadamente cinco quilómetros», adiantando ainda que «serão necessários vários meses para saber se a praga se espalhou».

Esta descoberta é mais um rude golpe para os produtores da região, depois de terem perdido cerca de 40% da produção por causa das severas condições atmosféricas sentidas em Outubro.