FMCG Vinhos

Ministro promete apoio à concentração

Por a 11 de Dezembro de 2006 as 16:49

ASAE apreende 26 milhões de litros de vinho

Em declarações ao jornal Público, o ministro da Agricultura, Jaime Silva constatou que «a maior parte das adegas tem uma situação financeira desequilibrada», lançando o desafio aos produtores para modificarem a gestão nas adegas com problemas de tesouraria e a apostarem, onde houver dimensão para tal, na união de esforços.

Para as adegas que optarem pela concentração, «haverá um apoio para a comercialização do respectivo vinho», prometeu Jaime Silva que, no entanto, se recusa a dar apoios «para esconder situações financeiras de falência». Para Jaime Silva, as dificuldades financeiras vividas pela maioria das adegas constituem um dos principais problemas da fileira vinícola já que esses locais de recolha do vinho representam 57% da oferta do sector.

No final do 5.º Congresso da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Jaime Silva admitiu que «as adegas estão cheias de vinho e já há dívidas aos agricultores das três últimas colheitas». Armando Carvalho, dirigente da CNA, falou, por sua vez, da perda de rendimentos dos profissionais, do aumento dos custos de produção e do «monopólio das celuloses» que influencia o comércio de madeiras, criticando a falta de actuação da Autoridade da Concorrência.