Veículos

Renault Trucks propõe novas energias

Por a 7 de Dezembro de 2006 as 15:54

RenaulTruks

A protecção do ambiente, o aumento dos preços de produtos petrolíferos e a sua rarefacção programada levam a Renault Trucks a comprometer-se com determinação para alargar a sua oferta e a propor veículos com consumo mais reduzido e que utilizam as novas energias.

Com a aplicação da norma Euro4, que reduz muito significativamente o nível de emissões de poluentes, a Renault Trucks fez uma escolha ambiciosa com um investimento massivo para equipar os seus veículos com uma geração de motores totalmente nova com os últimos avanços tecnológicos associados à tecnologia SCR (Redutor catalítico selectivo). «Os resultados já foram constatados pelos primeiros clientes: as reduções em consumo de gasóleo podem ir até 5% em comparação com veículos Euro3», refere o construtor.

Além destes desempenhos de primeiro plano, a Renault Trucks propõe uma gama completa de veículos que exploram as energias alternativas.

Assim, no caso do Biodiesel, energia renovável obtida a partir da esterificação de óleo vegetal (colza, girassol, soja…), é uma solução com futuro face à rarefacção inevitável do petróleo. O domínio tecnológico e a experiência adquirida aquando das numerosas campanhas de ensaio, permitiram à Renault Trucks conceder a sua garantia de construtor de 2 anos para as cadeias cinemáticas alimentadas por ésteres metílicos de óleo vegetal (EMHV) misturados ao gasóleo até 30%. Esta disposição é valida para todos os motores Euro3, 4 e 5 para o conjunto da gama Renault Trucks a partir de 7,5 t.

No que diz respeito ao gás natural, com reservas mundiais abundantes e o seu transporte não poluente por canalização, representa uma alternativa perene e que seguramente permite libertar-se do petróleo. Comparável aos veículos a diesel, ao nível da condução e de performances, os veículos movidos a gás natural (GNV) não libertam fumos nem partículas e são claramente menos ruidosos. Tantos argumentos explicam o sucesso crescente do GNV, assim como o desenvolvimento da gama dedicada Renault Trucks com o seu parceiro técnico PVI.

A Renault Trucks propõe três produtos que funcionam a GNV em que cada um responde a necessidades específicas: Renault Midlum, Renault Premium e Renault Puncher. O Renault Midlum GNV oferece uma potência de 230 cv e dois pesos brutos, 12 e 16 toneladas, em configuração 4×2, perfeitamente adaptado a todas as actividades de distribuição.

O Renault Puncher, veículo com cabina rebaixada, em versão 4×2 e 6×2*4. Em 250 cv e com peso bruto de 20 ou 26 toneladas, o Puncher GNV ou a diesel oferece a cabina mais baixa do mercado, garantindo a segurança e o conforto no acesso dos ocupantes. O Renault Puncher está equipado com um pavimento plano que permite ao condutor sair em segurança do veículo pelo lado do passeio.

O Renault Premium Distribuição está agora disponível na versão GNV com 280 cv na versão 4×2 e 6×2*4, ideal para entregas urbanas e na periferia.

O híbrido térmico/eléctrico, tirando vantagens das tecnologias a diesel e eléctricas, os veículos desenvolvidos pela PVI para a Renault Trucks representam um compromisso ideal que já conquistou numerosas câmaras municipais em toda a Europa (Paris, Bordéus, Malmö, Sevilha…). Silencioso e sem libertação de escapes nos centros das cidades graças ao modo eléctrico, os veículos recorrem ao modo térmico para efectuar trajectos de aproximação sem limite de autonomia.

Um Renault Puncher híbrido está também disponível com 280 cv e peso bruto de 20 ou 26 toneladas com duas configurações 4×2 e 6×2*4.

Por último, os motores eléctricos desenvolvidos pela PVI para a Renault Trucks, além de não emitirem qualquer tipo de poluentes e extremamente silencioso, superam as respostas às imposições regulamentares ambientais. A sua autonomia está dimensionada para assegurar uma eficácia total no meio urbano.

O Renault Midlum está disponível em 10,8 toneladas e na versão 4×2. Ideal para as entregas durante a noite e de dia, permite atravessar as cidades num silencio absoluto..

Quanto aos resultados concretos, hoje em dia, mais de 3.000 motorizações Renault Trucks a GNV circulam em todo o mundo.

«A generalização da circulação dos veículos em conformidade com as normas Euro4, hoje e Euro5 amanhã, a possibilidade de introduzir 30% de EMHV, e o aumento das vendas de veículos híbridos ou eléctricos, contribuirão eficazmente para a protecção do ambiente», admite a Renault Trucks.