Distribuição

Discount cresce na Europa

Por a 7 de Dezembro de 2006 as 16:01

Lidl vende voos no Reino Unido

De acordo com o último relatório da IGD, o sector discount regista actualmente uma quota de 18% no universo retalhista europeu. Isto significa que, em cada 5,55 euros gastos nas lojas da Moderna Distribuição europeia, 1 euro é gasto nas lojas discount.

A IGD prevê, contudo, que este crescimento será mais comedido até ao ano 2010, revelando que «a expansão deste conceito foi fenomenal desde a introdução do Euro, em 2002, levando a que o consumidor assumisse uma maior preocupação quanto às questões ligadas às subidas de preços». A IGD prevê que os níveis de crescimento regressem ao período pré 2002 e que o conceito discount totalize 19,4% de todo o sector retalhista europeu no ano de 2010.

Este crescimento também será mais comedido, «já que os grupos retalhistas já aprenderam com os discounters e começaram a responder», refere o relatório da IGD. Ainda de acordo com o relatório, a taxa de abertura das lojas de discount também irá registar uma quebra.