No Jornal Hipersuper de hoje – Standards dominam Vinho do Porto

Por a 6 de Dezembro de 2006 as 18:50

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Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a análise realizada ao mercado do Vinho do Porto em Portugal. Considerado pela fileira itivinícola como um mercado maduro e apesar de se registar um crescimento das Categorias Especiais (Vintage, LBV, Reservas e Indicação de Idade e Colhitas), são os Standards que dominam o mercado.

Na secção Distribuição”, referência para a certificação do Departamento de Frescos do Jumbo de Gondomar e entrevista ao director de loja, Andres Bernardez.

A secção “Alimentar”, destaque para o VI Encontro Nacional do Sector do Café, organizado pela Associação Industrial e Comercial do Café e entrevista ao presidente, José Seno.

Para esta edição do Jornal HIPERSUPER, a TNS analisa o mercado do bacalhau, revelando que anualmente são consumidos 32 quilos per capita e que a procura de bacalhau continua a aumentar. Até Novembro de 2006, os lares portugueses gastaram 237 milhões de euros para comprar 29 mil toneladas de bacalhau, um crescimento de 22% em valor e 8% em volume face a período homólogo. Com a chegada do Natal, espera-se que a tradição portuguesa se mantenha.

O mercado dos Pequenos Electrodomésticos é tema principal na secção “Não Alimentar”, onde a rivalidade entre Distribuição Moderna, cadeias especializadas e comércio tradicional é uma das causas para a queda de preços.

Na secção “Bebidas”, o Jornal HIPERSUPER destaque o lançamento de dois novos sabores Baileys. 32 Anos após o seu lançamento, aparecem no mercado: Mint Chocolate e Creme Caramel.

Além do Vinho do Porto, os Espumantes são analisados na secção de “Vinhos”. Guardado para momentos festivos, o mercado nacional de Espumantes e Champagne demonstra que existe uma preferência clara pelo que é nacional. Marcadamente sazonal, o factor preço ainda pesa na altura de efectuar a escolha

Em “Veículos”, o Jornal HIPERSUPER apresenta as novas Transit Connect e um Expert da Peugeot. Se no primeiro caso, o mesmo motor de 1.8 litros turbodiesel commonrail apresentatrês níveis de potência – 75, 90 e 110 cv -, no segundo, com lançamento previsto para Janeiro de 2007, a Peugeot tem a ambição de «instalar novas referências no mercado dos furgões compactos».

Isto além das diversas “Opiniões” – “Consumo marca passo” de Alexandre Mota, “A importância da actividade da água nos alimentos” de Joaquim Dias, “Indicadores da Capacidade dos Processos” de Cristina Barros, e “Ainda as Marcas: Vias de Registo” de João Paulo Mioludo.

O destaque final vai para a 4.ª edição do Conselho dos Notais, o último de 2006, analisando o painel questões como a venda dos 49% da Ahold na Jerónimo Martins, o local preferido para as compras de Natal dos portugueses, o “core business da Unicer, revelado por António Pires de Lima, ou a recente polémica na recepção do embaixador português em Berna a um grupo de produtores de vinho portugueses.

Tudo isto e muito mais num Jornal Hipersuper! Boas leituras e um excelente feriado e fim-de-semana.