Distribuição

Jerónimo Martins entre as eleitas JPMorgan

Por a 6 de Dezembro de 2006 as 18:43

JM investe mil milhões até 2009

A Jerónimo Martins (JM) é uma das preferidas do banco de investimento americano JPMorgan para investir em 2007. Segundo os analistas americanos, a retalhista portuguesa irá liderar o crescimento no sector. A evolução da operação discount na Polónia será o principal responsável por essa evolução, mas também a venda dos 49% de participação da Ahold no grupo.

A aposta nos formatos de supermercados e mini-hiper foi considerada um factor de «sucesso» no reposicionamento dos negócios da JM. No entanto, o principal elemento positivo é a evolução dos negócios na Polónia, através da cadeia de discount Biedronka. A JP Morgan sublinha o crescimento das vendas em 20% e prevê «potencial para muitos anos de expansão lucrativa».

A venda dos 49% que a Ahold detém na JM Retalho também será benéfica. Segundo os analistas americanos, a JM deverá ser o único comprador, o que lhe permitirá adquirir a participação a bom preço e acrescentar, assim, 10 a 15% ao valor da empresa.

Sendo a única empresa portuguesa de entre as 40 eleitas nos 19 sectores de investimento analisados, a JM não está livre de riscos. Os principais são os efeitos da liberalização do licenciamento de superfícies comerciais e a provável queda das margens de rentabilidade no retalho em Portugal.