Distribuição

Governo atribui 187 licenças comerciais entre Maio e Outubro

Por a 30 de Novembro de 2006 as 18:13

Governo concede mais 104 licenças

O Governo aprovou 95 novos pedidos de licenciamento comercial às empresas de retalho alimentar, entre Maio e Outubro deste ano, segundo a última actualização da Direcção-Geral da Empresa (DGE). Em termos acumulados, desde de que entrou em vigor a legislação que descongelou o licenciamento comercial, as insígnias de distribuição alimentar contam com 389 autorizações. Quanto ao retalho especializado, no mesmo período, foram concedidas mais 86 licenças, totalizando desde que a lei nº.12/2004 foi aprovada, 412 licenciamentos.

Com efeito, entre Maio e Outubro, foram atribuídas 187 novas licenças para abertura ou modificação de estabelecimentos comerciais. Em termos acumulados, o Governo já atribuiu 837 licenciamentos, que representa uma subida de 29% em autorizações concedidas e perfaz um total de 1,2 milhões de metros quadrados em área de venda.

O grupo Jerónimo Martins obteve nesta actualização 34 licenciamentos comerciais, oito para a insígnia Feira Nova, sendo que três são para redução e mudança de localização. O Feira Nova conta agora com um total de 35 autorizações. Por sua vez, o Pingo Doce obteve mais 26 licenças, 11 delas para expansão, totalizando 77 autorizações.

O grupo Sonae Distribuição ganhou seis autorizações, três para a insígnia Bonjour e duas para expansão de lojas Modelo, contando esta insígnia com 29 autorizações acumuladas. O Continente obteve apenas uma licença para expansão do hipermercado de Alcabideche.

Quanto às insígnias de discount, estas foram contempladas com mais 42 licenças comerciais na última actualização. A Aldi adquiriu 3 licenças, a rede Minipreço 20, o Lidl 8, a Netto 3 e, por último, a Plus que arrecadou mais 10 autorizações. O Carrefour obteve licenciamento para seis hipermercados e 3 centros comerciais (Maia, Valongo e Barreiro). No total, o Governo aprovou a construção de 6 centros comerciais, perfazendo uma área de venda total superior a 170 mil metros quadrados.

A Leclerc também aumentou o número de licenças. Em termos acumulados, o grupo conta com 28 novas aberturas, entre as quais se destacam o lançamento das novas insígnias, em áreas de actividades como saúde, têxtil, automóvel e bricolage. A primeira parafarmácia do grupo francês vai abrir em Braga e conta com 120 metros quadrados de área de venda.