FMCG Vinhos

Porto e Douro à conquista do Norte

Por a 28 de Novembro de 2006 as 17:39

Vinho do Porto

Os produtores de vinhos do Porto e Douro querem avançar para os países nórdicos, de modo a reduzir a dependência dos mercados tradicionais, como França, Bélgica, Holanda, Alemanha ou Reino Unido. Em declaração à Agência Lusa, Jorge Monteiro, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, referiu que «consistência da imagem internacional dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro permite já pensar na aposta em novos mercado», destacando o responsável pela instituição que zela pela imagem dos néctares produzidos na mais antiga região demarcada do mundo, «o renome e popularidade dos vinhos».

Este ano, o IVDP iniciou a aposta nos países nórdicos com a realização de acções de promoção na Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia, «países caracterizados pelo elevado poder de compra, apetência por vinhos de qualidade e abertura a vinhos provenientes de regiões menos conhecidas e tradicionais, como o Douro», admitiu Jorge Monteiro.

Em 2005, as vendas de Vinho do Porto na Dinamarca atingiram os 7 milhões de euros, enquanto na Suécia e Noruega, os valores rondaram os 2,4 e 1,2 milhões de euros, respectivamente. Já na Finlândia as vendas aproximaram-se do milhão de euros. No caso dos vinhos do Douro, as vendas fixaram-se em valores mais baixos, dada, naturalmente, a reduzida imagem dos néctares nestes mercados. Aproveitando a popularidade do Vinho do Porto, as vendas atingiram os 650 mil euros na Noruega e 450 mil na Dinamarca.

Para 2007, o IVDP tem a sua estratégia de promoção «já definida e estabilizada», quer em termos de eventos, quer de mercados, seguindo o Instituto responsável pelos vinhos do Douro e Porto um modelo muito semelhante ao adoptado no presente exercício, revelando Monteiro que «as campanhas eram planeadas de acordo com a maturidade do mercado e grau de conhecimento dos consumidores».

A referência aos néctares da região na imprensa internacional especializada é uma prova de sucesso desta estratégia, refere o presidente do IVDP, dando o exemplo da Wine Spectator, onde os vinhos do Douro e Porto já começam a ser presença assídua.