Não Alimentar

Pesagem digital na gestão de ecopontos vence prémio I&D

Por a 27 de Novembro de 2006 as 18:16

O projecto “Gestão de Ecopontos por Sistema de Pesagem Digital” é o vencedor da segunda edição das Jornadas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), promovidas pela Sociedade Ponto Verde (SPV). Desenvolvido pela empresa de tratamento de resíduos sólidos Valorlis, o projecto ganhou o Prémio I&D 2006, atribuído este ano pela primeira vez.

«A SPV investiu, desde 1996, mais de dois milhões de euros no desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem a alcançar as ambiciosas metas definidas para 2011. Em 2007 continuaremos a apoiar financeiramente esta área», lê-se no comunicado da empresa. Neste sentido, aumentar a reciclagem e a valorização dos materiais de embalagem actualmente encaminhados para aterro são os grandes objectivos das jornadas.

Qualidade técnico-científica, rigor da metodologia de trabalho, potencial para a melhoria da gestão sustentável de embalagens, potencial para futuras aplicações e carácter inovador foram os principais critérios avaliados para a atribuição do Prémio I&D.

Em 2011, Portugal deverá valorizar 60% do peso total de resíduos de embalagens colocadas no mercado, reciclar no mínimo 55% desses resíduos, 60% de vidro e de papel/cartão, 50% de metal, 22,5% de plástico e 15% de madeira.