FMCG Marcas

Criada marca própria para azeite português no Brasil

Por a 23 de Novembro de 2006 as 16:49

azeite

O azeite de origem portuguesa vendido no Brasil vai passar a ter uma marca própria de identificação, segundo decisão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A certificação da genuinidade da proveniência do azeite ficará a cargo da Casa do Azeite, avançou o Dinheiro Digital.

«Assim se evitará a confusão entre azeites portugueses genuínos e outros que, de forma indirecta, criam no consumidor a ideia de serem de origem portuguesa, em alguns casos não sendo mais que meras falsificações», considerou o embaixador Francisco Seixas. A marca será constituída por uma esfera armilar acompanhada pelo texto «só é português o azeite cuja lata tenha esta marca».

A embaixada de Portugal no Brasil, ICEP-Brasil e Casa do Azeite foram as entidades envolvidas no processo de criação da marca. Do lado brasileiro, participaram o INPI e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, refere a mesma fonte.