FMCG Vinhos

Exportações de vinho crescem 2%

Por a 22 de Novembro de 2006 as 17:31

Exportações de vinho crescem 2%

Em declarações à Agência Financeira, Vasco d´Avillez, presidente da ViniPortugal, admite que as exportações dos vinhos portugueses deverão registar um crescimento de 2% no ano de 2007. o responsável pela ViniPortugal referiu que «neste momento estamos a trabalhar a 100% de acordo com o relatório (Porter) e isso é visível pelas taxas de crescimento que temos vindo a registar nestes mercados, com excepção da Alemanha».

Vasco d´Avillez aponta os mercados dos Estados Unidos da América como principal mercado, prevendo-se um crescimento de 10% das exportações de vinhos portugueses para terras de “uncle Sam”, enquanto o Reino Unido deverá apresentar uma subida de 6 pontos percentuais. O presidente da ViniPortugal disse: «Em 2006 prevíamos um aumento de 7% no mercado americano, mas acabámos por atingir os 12%, poder ser que em 2007 a subida seja superior à meta que estabelecemos».

De referir que o Relatório Porter, estudo encomendado pela ViniPortugal ao Monitor Group de Michael Porter, indica os EUA e Reino Unido como os principais mercados para de exportação, englobando também países como o Brasil, Canadá ou os países nórdicos, adiantando d´Avillez que os crescimentos registados nestes mercados em 2006 «é sinal que a aposta está correcta».

Os dados agora revelados vêm mostrar que no mercado alemão as coisas não estão a correr tão bem, admitindo o presidente da ViniPortugal que esta situação alarga-se a outros países. «A partir do momento em que seguimos as indicações do relatório, a presença dos vinhos nos EUA e Reino Unido é marcadamente superior».

Apesar do investimento de 800 mil euros no mercado germânico durante o presente exercício, «as vendas pouco têm reflectido esse investimento», devendo rondar os 4 a 5%. O presidente da ViniPortugal chega mesmo a admitir que as perspectivas para 2007 não são animadoras: «atrevo-me a ficar contentíssimo com zero, porque não significa decréscimo», conclui.