FMCG Marcas

Empresas transportadoras identificadas pela ASAE

Por a 17 de Novembro de 2006 as 17:47

Na sequência de uma denúncia efectuada por um deputado da Estremadura espanhola, segundo a qual «empresas portuguesas usam camiões de transporte de resíduos tóxicos para transportar, depois, produtos alimentares para vários pontos da Península Ibérica, incluindo Portugal» a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), procedeu de imediato à identificação de alguns dos operadores portugueses.

Foi recolhida a documentação necessária tendo em vista o estudo da situação e efectuadas colheitas de amostras dos produtos transportados para o nosso País, que agora irão ser analisados laboratorialmente no sentido de avaliar os riscos que, eventualmente, possam por em causa a saúde pública.

As empresas, sedeadas na região da Grande Lisboa, transportam para Espanha produtos tóxicos, entre outros escórias e pedra de alcatrão e regressam com produtos vegetais, designadamente, cascas de soja e outros cereais entre os quais trigo e milho.

Entretanto, a ASAE já procedeu à apreensão de 150 toneladas de cascas de soja cujo produto é utilizado na composição de rações para animais.

As empresas referenciadas pela ASAE e que foram inspeccionadas manifestaram toda a colaboração na investigação que ainda decorre, tomando a ASAE todas as medidas conducentes ao apuramento de responsabilidades e à resolução de qualquer caso que possa por em causa a saúde dos consumidores portugueses. Dos resultados obtidos será dado conhecimento público.