Veículos

Nova geração Transit Connect

Por a 16 de Novembro de 2006 as 17:34

transir connect

Disponível em duas opções de carroçaria, longa e curta (esta última denominada Compact), a Transit Connect e a correspondente variante de passageiros Tourneo Connect surgem agora dotadas com novidades ao nível das motorizações, de alguns conteúdos e da capacidade no transporte de carga e passageiros, para além de ostentarem uma nova frescura de imagem na área do design e das cores.

Lançada no início de 2004, a gama de variantes longas Connect viria a evoluir em meados de 2005, quando a Ford Lusitana fez chegar ao mercado nacional um reforço para o segmento dos comerciais ligeiros, traduzido na nova variante Compact. Pouco mais de um ano se passou e a Ford volta a reforçar esses atributos que em 2003 valeram à Transit Connect o referencial galardão de “Van do Ano Internacional”.

A maior novidade da mais recente geração Connect (Transit e Tourneo) reside, de facto, no capítulo das motorizações, com especial destaque para o bloco de 1.8 litros que passa a cumprir com as normas Euro IV em termos de emissões, reforçando assim a comprovada assinatura Duratorq TDCi da Ford. Um mesmo motor de 1.8 litros turbodiesel commonrail, mas agora com três níveis de potência: 75, 90 e a nova variante de 110 cv, disponível pela primeira vez no mercado. Nesta última variante, as alterações passam pela utilização de novos injectores, um sistema de injecção directa commonrail de alta pressão e um turbocompressor de geometria variável com função overboost, permitindo uma utilização mais suave e silenciosa, em simultâneo com uma resposta mais enérgica e rápida das solicitações ao motor, mantendo os níveis de ruído semelhantes aos de um veículo de turismo.

As actuais versões de 75 e 90 cv também sofreram alterações profundas, por forma a reduzir os seus níveis de emissões, mas sem que se verificassem perdas ao nível das prestações. A variante de 75 cv viu-se substancialmente melhorada com a introdução da tecnologia commonrail TDCi, em contraste com o anterior bloco da geração TDdi.

«Reflectindo as necessidades dos clientes, os novos produtos Connect pretendem afirmar-se como veículos que espelhem fielmente as actividades dos seus utilizadores, falando por eles e pelo que os seus negócios representam», refere Filipe Reis, director de Veículos Comerciais da Ford Lusitana. «A nova Transit Connect apresenta-se como um veículo dotado de soluções lógicas, é robusta e tem estilo, oferecendo elevados níveis de confiança, independentemente das actividades que se lhe exijam; a nova Tourneo Connect dá resposta a um nível de exigência cada vez mais elevado por parte de uma fatia importante de clientes, os particulares, que dão ao seu veículo comercial ligeiro uma utilização polivalente, não só no dia-a-dia de trabalho, como também nos fins-de-semana de lazer».

«Este é o actual “line-up” do modelo para Portugal, uma gama que foi decidida em função da procura do próprio mercado», explica Filipe Reis. «Num sub-segmento onde reina uma elevada competitividade e que está em fase de crescimento, a nova geração Transit Connect Compact apresenta-se em duas opções de potência, que reforçam os atributos com que este derivativo enfrenta os seus rivais. A mesma lógica é válida para a variante longa do modelo, para já apenas na versão de 90 cv e, num futuro próximo, com 110 cv. Este último bloco está já disponível para a Tourneo Connect, sendo o ideal para os objectivos específicos deste derivativo».

A nova geração Transit Connect é proposta em Portugal numa gama dividida entre dois tipos de veículos distintos: uma variante de tecto normal e distância entre-eixos mais curta, que compete no segmento dos veículos comerciais ligeiros; outra de maiores dimensões, para o segmento de comerciais médios até 1 tonelada. Por seu turno, a Tourneo Connect representa a marca no sub-segmento dos furgões de passageiros.

Os preços iniciam-se nos 14.350 euros da Transit Connect Compact 1.8TDCi de 75 cv, proposta que tem um diferencial de preço de 550 euros para a variante de 90 cv e de 2.150 para a Transit Connect 1.8TDCi (longa, de 75 cv). Já a Tourneo Connect 1.8TDCi (longa, de 110 cv) é proposta por 26,410 euros.

«Com a Transit Connect, a Ford redefiniu os patamares do sector em termos de durabilidade, flexibilidade do compartimento de carga ou mesmo da área reservada aos passageiros e segurança. Para além disso, manteve contidos os custos de utilização e assistência, com os consequentes reflexos em termos de valor de retoma e de seguros. Trata-se de uma proposta bastante racional dentro do muito competitivo segmento de operadores independentes e clientes frotistas de pequenos furgões», conclui Filipe Reis.