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Expert da Peugeot

Por a 13 de Novembro de 2006 as 12:47

Expert da Peugeot

O novo furgão Expert, que será lançado em Janeiro, tem como ambição «instalar novas referências no mercado dos furgões compactos», revela o construtor francês. Conforto, segurança dos ocupantes, respeito pelo ambiente e capacidades utilitárias foram reforçadas relativamente à geração precedente.

Inspirando-se no seu predecessor, o novo furgão Expert retoma um posicionamento original de «furgão/monovolume» com um estilo decididamente contemporâneo, sugerindo robustez e dinamismo, que valoriza o seu condutor pelas qualidades estéticas que oferece. De modo geral, o estilo do novo Peugeot Expert foi concebido para ser aplicado a versões curtas, longas e longas/altas de forma harmoniosa, permitindo que cada uma delas tenha a sua personalidade e o seu equilíbrio próprios.

O novo furgão Expert declina-se, desde já, em dois comprimentos e duas alturas, definindo três versões. A versão alta representa uma novidade na oferta da marca e destina-se a responder às expectativas da clientela em termos de volume e de carga. Os dois comprimentos disponíveis são de 4.805 mm (L1) e 5.135 mm (L2), o que representa um aumento de 283 mm na versão curta e 213 mm na versão longa. As duas alturas atingem 1.942 mm na versão H1 e 2.276 mm na versão H2.

Para responder às necessidades de uma clientela com as mais diversas actividades, o novo furgão Expert oferece um acréscimo sensível das suas capacidades de transporte, tanto em volume, como em peso. O volume de carga, que na geração precedente variava entre 4 e 5 m3, passa agora para 5 a 7 m3, graças ao lançamento de uma nova versão L2H2 e a dimensões optimizadas em todos os níveis.

A altura útil do espaço de carga foi aumentada para 1.449 mm na versão baixa e para 1.750 mm na versão alta. Por outro lado, o comprimento útil do piso evoluiu, atingindo agora 2.254 mm na versão curta e 2.584 mm na versão longa. Este valor pode alcançar 2.884 mm no caso de objectos longos de pequena secção, graças a um equipamento inovador. Finalmente, a largura interior ao nível das cavas das rodas (1.245 mm) foi definida para permitir transportar euro-paletes 1.200 x 800 mm, o que torna o novo furgão Expert muito polivalente na sua utilização.

A carga útil aumenta também, com capacidades de 1.000 a 1.200 kg (contra 810 a 930 kg na geração precedente). A facilidade de utilização do espaço de carga constituiu uma prioridade na concepção do veículo. A zona de carga, com um desenho muito mais cúbico que anteriormente, corresponde ao contrato de base de um veículo comercial moderno, concebido para uma utilização com um volume funcional e bem protegido, uma iluminação bem dimensionada e ancoramentos robustos e práticos. O piso de carga integra oito anéis de fixação dispostos de ambos os lados do espaço de carga traseiro. A protecção do espaço de carga é assegurada por protecções laterais fixadas até meia altura. O piso da zona anterior do espaço de carga apresenta um revestimento do tipo TPO, com um aspecto valorizante, anti-derrapante e facilmente lavável.

As duas portas traseiras de batente, de concepção auto clave, permitem uma optimização da abertura, a qual pode ir de 90 a 180º graças a um sistema de tirantes escamoteáveis. De notar que a versão alta dispõe de portas de batente específicas adaptadas à altura do veículo, proporcionando um acesso total à zona de carga. A altura útil destas portas é de 1.630 mm.

O conforto dos ocupantes e a funcionalidade são palavras-chave do estilo interior do novo furgão Expert. O veículo foi concebido para profissionais exigentes, que desejam um interior simultaneamente robusto e muito confortável. O acesso a bordo faz-se de uma forma muito fácil e o posto de condução foi tratado como o de um monovolume. Os passageiros não sobem para o furgão, instalam-se! Para as utilizações que implicam paragens frequentes, trata-se de um considerável ganho de conforto. O contacto inicial com o veículo faz-se de forma muito natural e cada condutor encontra rapidamente as suas referências e as suas regulações.

A arquitectura escolhida assegura, além disso, uma posição de condução semelhante à de um veículo de passageiros. Inovador no campo dos furgões, o novo Expert estabelece uma nova referência neste mercado. O habitáculo oferece uma visibilidade e uma luminosidade importantes, amplificadas pela posição avançada do pára-brisas de 1,68 m2, o que proporciona uma percepção de habitabilidade notável e inédita neste tipo de silhueta. A cabina, desenhada por Pininfarina, foi desenvolvida num desejo de modernidade, de conforto e de funcionalidade. O painel de bordo aproxima-se, pela sua forma e pelo tratamento em dois tons de cinzento, do universo dos veículos de passageiros. O seu tratamento robusto mostra-se capaz de corresponder às mais exigentes utilizações profissionais.

Por fim, o custo de utilização é um dado fundamental para os profissionais. No caso do novo furgão Expert, fazer baixar este custo foi uma preocupação dominante para os responsáveis pela concepção do novo modelo. Para atingir as classificações mais favoráveis por parte das seguradoras, foi realizado um importante trabalho, por um lado, no sentido de reduzir os custos de reparação resultantes de uma colisão e de aumentar a inviolabilidade do veículo, e, por outro, de reduzir o consumo e aumentar os intervalos de manutenção.

A arquitectura do veículo teve em conta as colisões com um ângulo de 10º. Algumas peças foram redesenhadas no sentido de suportar choques mais importantes ou para facilitar a sua substituição. Por exemplo, os faróis apresentam suportes fusíveis para evitar a sua substituição completa em caso de colisões a uma velocidade inferior a 16 km/h. Deste modo, o novo furgão Expert alcança a classe 15 na classificação da Allianz. Em termos de inviolabilidade, as medidas visando, por exemplo, proteger o processador do motor contra roubo permitiram atingir as notas máximas na classificação inglesa NCSR: 4 estrelas sem alarme e 5 estrelas com alarme.

Ainda tendo em vista a intenção de reduzir os custos de utilização, a periodicidade das operações de manutenção passou para 30.000 km numa utilização normal do veículo, ou dois anos. Trata-se de um ganho apreciável de 10.000 km, o qual foi atingido graças ao reforço de certas peças do grupo moto propulsor.