Distribuição

Distribuição pretende aumentar os seus quadros

Por a 13 de Novembro de 2006 as 12:51

E.Leclerc protegida pela Checkpoint

O sector da Distribuição apresenta-se como o sector com maior percentagem de empresas que pretende aumentar os seus quadros. Do total das empresas inquiridas do sector da Distribuição, cerca de 45% planeia aumentar os seus colaboradores e igual percentagem diz pretender mantê-los, sendo apenas 10% as que manifestam intenção de diminuir. Logo a seguir, nas intenções de contratação vêm os sectores das Tecnologias de Informação e a Farmacêutica.

Estes são os resultados para Portugal do 58.º Hiring Survey levado a cabo em 35 países pela MRI, uma das maiores empresas de Executive Search do mundo. O estudo, conduzido duas vezes por ano, compreendeu em Portugal entrevistas a 486 Directores-gerais ou Directores de Recursos Humanos de empresas de todas as dimensões e a operar na maioria dos sectores de actividade em que a MRI actua em Portugal através dos seus seis escritórios especialistas.

O estudo revela que, durante o segundo semestre de 2006, cerca de 91% das empresas inquiridas perspectiva manter ou aumentar o seu quadro de pessoal. A percentagem de empresas que pretende aumentar ou manter o número de colaboradores é superior à do 1.º semestre de 2006, com variação de 2,2%. Continua a verificar-se que a maior parcela deste conjunto reflecte tendência para a manutenção do número de colaboradores, ainda que o peso relativo que esta assume neste 2.º semestre de 2006 seja superior apenas em 2,7% aos valores obtidos no 1.º semestre de 2006 e em 11,3% a igual período do anterior ano.

Na resposta á questão “Planeia aumentar, manter ou diminuir o número de colaboradores” de realçar ainda como nota muito positiva a diminuição em 4,9% do número de empresas que pretende reduzir os seus quadros, face ao primeiro semestre de 2006, e em 6,6% face a ao 2.º semestre de 2005.

Perante estes resultados, Ana Teixeira, country manager da MRINetwork Portugal, comentou: «Reparamos que a tendência para reduzir o número de colaboradores tem vindo a decrescer significativamente ao compararmos os dados desde o ultimo semestre de 2005. Este é um indicador de consistência e de uma certa estabilidade no mercado de trabalho. Já se sente, globalmente, um maior dinamismo das empresas».