FMCG Marcas

Invista numa carreira em Vendas e seja o futuro Director-Geral

Por a 10 de Novembro de 2006 as 11:57

nuno freitas

Nos últimos anos, as funções comerciais de Vendedor ou Delegado Comercial, têm sido, por vezes, encaradas de uma forma depreciativa, conotadas como posições pouco prestigiantes, ainda que estas sejam determinantes para os bons resultados das empresas.

Este sentimento verifica-se igualmente nas classes mais jovens, sobretudo entre recém-licenciados, que têm como opção seguir uma carreira comercial.

O que é facto é que, hoje em dia, uma grande fatia das empresas nacionais e multinacionais são geridas por profissionais, que iniciaram as suas carreiras na posição de vendedor.

Tendencialmente, as companhias, como as empresas dos sectores de Bens de Grande Consumo e da Distribuição, procuram jovens recém-licenciados de diferentes áreas de formação, para integrar os seus programas de trainees, com o objectivo de os preparar/formar para os desafios e as necessidades do mercado de emprego.

Se analisarmos diferentes casos detalhadamente, podemos constatar que são várias as histórias de sucesso de profissionais, que iniciaram a sua actividade em funções comerciais. Um bom exemplo de um caso de sucesso é o seguinte:

Após a conclusão da Licenciatura em Gestão em 1993, o recém-licenciado integra uma multinacional do sector Alimentar na posição de Vendedor, tendo como principais responsabilidades efectuar a comercialização loja-a-loja, para o mercado tradicional na zona da grande Lisboa. Mais tarde, em 1996, é seleccionado por uma empresa multinacional do sector de Bens de Consumo para a função de Key Account Junior para o canal moderno, tendo como responsabilidade a implementação dos acordos previamente celebrados para as lojas, bem como a supervisão da equipa de merchandising. Em 1998, é promovido a Key Account Manager da mesma companhia, onde é responsável pela negociação com as centrais de compras ao nível do Contrato Geral de Fornecimento, plano de investimento e referenciações de produto. Em estreita colaboração com o trade marketing/category management, negoceia e coordena as acções promocionais e projectos de investimento. Em 2001, assume a função de National Account Manager com a responsabilidade da definição e coordenação da política comercial para o canal retalho, sendo responsável por uma equipa de 12 elementos. Em 2005, o ex-recém-licenciado Vendedor, com apenas 37 anos e, após ter evoluído até função de Sales Manager enquanto concluía o seu MBA, é convidado a assumir a função de Country Sales Manager de uma Empresa Multinacional de Bens de Consumo não alimentar, reportando directamente ao Director Geral da Europa do Sul.

Sendo vários os casos semelhantes a este, é claro o potencial de um início de carreira profissional numa área como a de vendas.

Nuno Martins de Freitas,

Manager da divisão Michael Page Commercial&Marketing