Veículos

PSA Peugeot Citroën e Fiat com novos furgões compactos

Por a 8 de Novembro de 2006 as 17:40

PSA Peugeot Citroën e Fiat com novos furgões compactos

A PSA Peugeot Citroën e a Fiat, através dos seus responsáveis, Jean-Martin Folz, presidente da PSA Peugeot Citroën, e Sergio Marchionne, administrador-delegado da Fiat, revelaram na fábrica de Sevel Nord, no norte da França, uma nova família de furgões compactos. Estes novos veículos, cuja comercialização arrancará a partir de meados de Janeiro de 2007, vão suceder aos Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, mantendo a mesma designação.

O novo furgão compacto propõe um vasto leque de carroçarias, com volumes (entre 5 e 7 m 3) e cargas úteis (1000 e 1200 kg) acrescidos. Esta diversidade permite aos profissionais encontrar uma resposta adaptada às necessidades específicas das suas actividades. Simultaneamente, os dois grupos alargam a sua oferta com uma nova proposta no universo dos veículos particulares.

Esta oferta, designada por combi, assemelha-se a um veículo monovolume de grande formato com capacidade de transporte até 9 passageiros. A produção destes furgões compactos é feita em Valenciennes, na fábrica Sevel Nord, comum aos dois grupos, onde trabalham perto de 4400 pessoas. Esta unidade industrial, cuja gestão operacional está entregue à PSA Peugeot Citroën, faz também a montagem dos monovolumes topo de gama das marcas Peugeot, Citroën, Fiat e Lancia.

O investimento industrial para o fabrico destes novos furgões compactos e combis eleva-se a 440 millhões de euros. A capacidade de produção instalada é de 130.000 unidades por ano, em três equipas. A modernização dos ateliers, a reformulação da logística e a criação de uma melhor ergonomia dos postos de trabalho constituiram a prioridade para fazer frente à crescente diversidade de veículos produzidos naquela unidade. Actualmente, com os monovolumes topo de gama, os novos furgões compactos e combis, nas suas diferentes carroçarias, Sevel Nord reúne numa única linha, até 14 silhuetas diferentes.

Criada em 1995, a geração anterior dos Peugeot Expert/Citroën Jumpy / Fiat Scudo foi produzida até perto de um milhão de unidades na fábrica Sevel Nord. Inéditos, no plano do prazer de condução entre os comerciais ligeiros, estes veículos estão na origem do crescimento formidável do segmento dos furgões compactos na Europa. Após a renovação dos seus furgões comuns de maior dimensão, (Citroën Jumper, Peugeot Boxer, Fiat Ducato), revelados em Maio último, os dois grupos prosseguem agora o rejuvenescimento das suas gamas de veículos utilitários através desta nova oferta.

A próxima etapa desta ofensiva decorrerá em 2008 com a chegada ao mercado dum pequeno furgão, que será fabricado na Turquia, sob a coordenação da Tofas.