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Mercedes-Benz com “Power Shift”

Por a 8 de Novembro de 2006 as 17:37

Mercedes-Benz com “Power Shift”

A DaimlerChrysler está a introduzir gradualmente a nova geração de transmissões automatizadas nos camiões Actros da Mercedes-Benz. “Mercedes-Benz Power Shift” é o nome genérico para a nova caixa não sincronizada de 12 velocidades totalmente automatizada (16 velocidades para aplicações especiais), que incorpora uma sofisticada electrónica de comandos que permite gerir as principais funções, como a mudança de velocidades e a operacionalização da embraiagem, para além de diversas novas funções de comando. Algumas das vantagens permitem uma rentabilidade ainda maior (benefício operativo adicional) e mudanças das velocidades mais rápidas e suaves (benefício adicional para o condutor).

De acordo com a empresa, «as novas transmissões “Mercedes-Benz Power Shift” permitem aumentar a carga útil e reduzir o consumo de combustível». As novas transmissões e a tecnologia de comando associada permitem passagens de caixa mais rápidas e suaves e, acima de tudo, oferecem ao condutor uma série de novos modos de transmissão, concebidos para o efeito, beneficiando empresas de transporte bem como os seus condutores.

«Uma das principais vantagens da caixa manual automatizada, introduzida pela primeira vez pela Mercedes-Benz há mais de 20 anos, é a capacidade de assegurar a mobilidade do veículo, porque minimiza o risco de erros quando é operada», assegura o construtor alemão, admitindo que «este comando é o resultado da filosofia aperfeiçoada do “sistema de gestão da cadeia cinemática da Mercedes-Benz”: 12 relações de transmissão configuradas com precisão para a grande maioria dos veículos comerciais pesados de transportes de longa distância e de distribuição urbana; e 16 relações de transmissão para aplicações mais exigentes».

A nova geração do “Power Shift” incorpora mais de 20 anos de know-how da Mercedes-Benz adquirido com a produção da primeira transmissão semi-automatizada e, posteriormente, a caixa de velocidades manual totalmente automatizada. Após a introdução do “EPS” em 1985, seguiu-se em 1996 a introdução do sistema de engrenagem Telligent, equipado de série, bem como o sistema de engrenagem automático Telligent, opcional.

Por norma as transmissões não sincronizadas são mais pequenas e leves, desde que não seja necessário aumentar o débito de binário, como é o caso de uma transmissão sincronizada equivalente. No entanto, a configuração moderna do design clássico da caixa de velocidades com os carretos sempre engrenados (constant-mesh gearbox) tem a mesma dimensão e peso de uma transmissão sincronizada oferecendo, no entanto, um potencial de binário muito maior.

Em termos operacionais, «os condutores do Actros que utilizarem pela primeira vez o “Power Shift” não notarão inicialmente uma diferença significativa no caso de terem, anteriormente, já utilizado o sistema Telligent automático. Contudo, mesmo os condutores que se sentam pela primeira vez ao volante de um camião com uma caixa de velocidades manual totalmente automatizada, irão descobrir que manobrar um Actros equipado com “Power Shift” é bastante fácil», diz a Mercedes-Benz em comunicado.

Os condutores que estão familiarizados com o sistema Telligent «reconhecerão a configuração dos dois pedais. O pedal da embraiagem foi eliminado, uma vez que a embraiagem é operada automaticamente. Outra característica é o selector de velocidades tipo “joystick”, à direita do condutor (nos veículos com volante à esquerda), montado num braço flexível para facilitar a circulação dentro da cabina. O modo da transmissão seleccionado está indicado no display de informação, colocado entre o velocímetro e o conta-rotações».