Distribuição

Estratégia da Ahold passa pela venda dos 49% na JM

Por a 6 de Novembro de 2006 as 19:57

Estratégia da Ahold passa pela venda dos 49% na JM

O grupo retalhista holandês Royal Ahold NV (Ahold) anunciou hoje, em comunicado, a intenção de vender a posição de 49% que detém no grupo português Jerónimo Martins desde 1992. De acordo com o presidente e CEO da Ahold, Anders Moberg, «chegou a hora de focar os nossos esforços no fortalecimento do negócio do retalho, especialmente nos Estados Unidos da América. Iremos melhorar os nossos produtos, serviços e preços, de modo a aumentar a confiança e lealdade do consumidor».

No comunicado emitido pela Ahold lê-se que «apesar da Jerónimo Martins ser um caso de sucesso no mercado retalhista português, com bons resultados e uma gestão forte», irá iniciar negociações com a Jerónimo Martins Holding (detentora dos restantes 51%) para começar o processo de desinvestimento.

A Jerónimo Martins, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), refere que «embora satisfeita com os resultados desta parceria estabelecida em 1992, data de assinatura do contrato de joint-venture, compreende as razões apresentadas pela Ahold», referindo ainda que «iniciou recentemente um ambicioso plano de expansão e remodelação de lojas com o objectivo de fortalecer a sua quota de mercado em Portugal. Apesar deste importante plano de investimento e do compromisso com o forte crescimento das operações do Grupo na Polónia, a JM está preparada para iniciar um processo de negociação com o objectivo de chegar a um acordo satisfatório para aquisição da quota minoritária da Ahold na JMR».

Noutro comunicado enviado à CMVM, a Jerónimo Martins anuncia que «acordou com a Unilever, seu parceiro na área da Indústria, a reorganização dos negócios desta actividade. Esta reorganização consiste na integração numa estrutura única das três actualmente existentes e deverá culminar com a fusão formal das Companhias detidas directamente pelos dois parceiros, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2007».

A operação levará a um ajuste nas actuais participações de Jerónimo Martins e Unilever de, respectivamente, «51%/49% na Fima/VG – Distribuição de Produtos Alimentares, Lda.; 40%/60% na LeverElida – Distribuição de Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal, Lda e 26%/74% na IgloOlá – Distribuição de Gelados e Ultracongelados, Lda, que equivalerão a uma participação de 45%/55% na Companhia unificada».