Distribuição

Metro cai 31%

Por a 3 de Novembro de 2006 as 16:52

Metro com dificuldades

O grupo retalhista alemão Metro apresentou os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2006, anunciando uma quebra de 31% nos lucros. Os responsáveis do retalhista alemão apontaram como razões para esta diminuição dos lucros, a recente aquisição do parque de lojas da Wal-Mart no mercado germânico, bem como a compra de uma cadeia grossista na Polónia, referindo, no entanto, que estas operações vão permitir um maior encaixe financeiro no computo geral do ano.

Com os lucros a somarem 81,5 milhões de euros no período de Julho a Setembro de 2006 – menos 37 milhões que em período homólogo – os analistas do Dow Jones Newswire tinham previsto lucros na ordem dos 106 milhões de euros.

Os resultados do grupo Metro apresentaram, contudo, uma evolução nas vendas de 6,3% para 14,1 mil milhões de euros, representando um aumento de aproximadamente mil milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

Hans-Joachim Körber, CEO do grupo Metro, referiu na apresentação dos resultados trimestrais que «é preciso lembrar que, apesar dos lucros terem diminuído, devido às recentes aquisições, apresentamos um crescimento positivo e uma forte expansão em áreas muito importantes para o nosso negócio». O responsável pelo retalhista alemão adiantou ainda que «a internacionalização do grupo Metro é a garantia para um crescimento dinâmico».

Os responsáveis da Metro prevê agora que as vendas possam subir 6% face aos resultados apresentados no ano transacto, indo ao encontro do que a empresa tinha apresentado como objectivo no início do presente exercício: aumento das vendas entre 4 a 6%.

Quanto aos mercados explorados pelo grupo Metro, a Alemanha representa a maior fatia com as vendas trimestrais a atingirem os 6 mil milhões de euros, um pouco abaixo dos resultados de 2005. Nos mercados da Europa Ocidental, a Metro registou um aumento das vendas de 9,2%, enquanto a Leste as vendas aumentaram 15,5%. Nas regiões da Ásia e África, as vendas cresceram 17,9% face ao exercício de 2005.

Quanto às insígnias, os hipermercados Real apresentaram resultados positivos de 1,2% para 2,4 mil milhões de euros, muito devido ao forte desenvolvimento a Leste, apesar dos resultados globais da divisão Metro terem ficado em campo negativo. De acordo com os responsáveis da Metro, a aquisições na Polónia e das lojas Wal-Mart na Alemanha «irão permitir um fortalecimento da posição no mercado e o aproveitamento de importantes sinergias».