FMCG Vinhos

Itália revê envelhecimento do vinho

Por a 3 de Novembro de 2006 as 16:37

vinho

A Itália proibiu recentemente os produtores de vinho de adicionar fragmentos de madeira em garrafas de produto certificado para imitar o sabor característico causado pelo armazenamento da bebida em barris de carvalho, argumentando os produtores que esta prática afecta a qualidade do vinho.

A acção vem depois da União Europeia ter afrouxado no mês passado as regras sobre o uso de pedaços de madeira em vinhos, antes da revisão da política do sector, programada para o próximo ano. Mas pelo decreto assinado pelo Ministério da Agricultura da Itália, fragmentos de madeira não poderão ser usados na bebida com as certificações DOC e DOCG, destinadas a vinhos de alta qualidade.

Grupos de produtores italianos felicitaram esta decisão, afirmando que a proibição é fundamental para o sucesso do vinho italiano no exterior. De referir que a União Europeia é o maior produtor, consumidor, exportador e importador de vinhos, mas nos últimos anos tem perdido espaço no mercado externo para produtos mais baratos vindos da Austrália, Chile e Estados Unidos da América.