Distribuição

JM com lucros de 66,6 milhões

Por a 2 de Novembro de 2006 as 15:47

JM investe mil milhões até 2009

A Jerónimo Martins (JM) apresentou hoje os resultados do terceiro trimestre de 2006, anunciando lucros líquidos de 66, milhões de euros, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Detentora, em Portugal, das insígnias Pingo Doce, Feira Nova, Recheio, e Biedronka na Polónia, a nota divulgado ao mercado apresenta vendas líquidas consolidadas, nos nove meses de 2006, de 3,177 mil milhões de euros, um crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período do anterior (+15,5% no terceiro trimestre), referindo que «todos os formatos de distribuição registaram sólidos crescimentos like-for-like».

Quanto às insígnias, o Pingo Doce atingiu, no terceiro trimestre de 2006, um crescimento like-for-like das vendas de 13,5%, isto é, 10,5% nos nove meses. Já as vendas dos mini-hipers Feira Nova revelaram também uma tendência crescentemente positiva, com o aumento like-for-like das vendas a atingir 4,2% no terceiro trimestre, depois de 2,4% no segundo trimestre e de like-for-like negativos nos primeiros três meses do ano. O enfoque do modelo de negócio do Recheio no canal Horeca permitiu à Jerónimo Martins atingir um crescimento like-for-like das vendas de 5,6% no terceiro trimestre, correspondendo a uma evolução de 3 pontos percentuais nos nove meses de 2006.

No campo internacional, a Biedronka, na Polónia, apresentou um aumento das vendas like-for-like de 11,4% no terceiro trimestre do ano (+11,2% nos nove meses) e as vendas totais registaram uma evolução de 27,3% no acumulado do período, atingindo 1,228 mil milhões de euros, revelando a JM que «o crescimento do EBITDA superou o das vendas».

«A melhoria do desempenho operacional de alguns dos principais negócios do grupo permitiu registar», nos primeiros nove meses de 2006, «um crescimento de 2% do EBITDA consolidado que atingiu 215,4 milhões de euros», refere o comunicado.

No balanço enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo Jerónimo Martins acredita que «o sólido desempenho obtido é consequência da resposta positiva do mercado às melhorias implementadas nos principais formatos e continuará focado em oferecer a melhor combinação entre preço, conveniência e variedade». O comunicado finaliza com a manutenção da «confiança de que, em breve, com o aumento da capacidade resultante da concretização dos planos de expansão e com o investimento em preço, o Grupo será capaz de capitalizar as suas fortalecidas posições de mercado».