FMCG Vinhos

Austrália perde ¼ da produção

Por a 2 de Novembro de 2006 as 15:44

Austrália perde ¼ da produção

A seca e severa geada que assolou a Austrália poderá reduzir, de acordo com alguns viticultores australianos, a produção de vinhos em ¼, causando milhões de euros de perdas. De acordo com os números dos especialistas, a seca será responsável por 15% da perda, enquanto a geada fará a produção diminuir mais 10%.

«Poderemos estar a falar de uma quebra de mais de 500 mil toneladas numa produção estimada em dois milhões de toneladas», revelou Mark McKenzir, CEO da Wine Grape Growers Austrália. Prevendo-se novas geadas para as próximas duas semanas, aliadas ao anúncio de restrição de água por parte das autoridades australianas, as perdas de produção poderão ainda aumentar, referem os analistas.

Uma quebra de 500 mil toneladas corresponde a uma diminuição de 375 milhões de litros de vinho, estimando-se que este número representa cerca de 40% das existências calculadas em 900 milhões de litros.

Se esta quebra na produção poderá ser vista como benéfica para o excesso de vinho existente na Austrália, os analistas referem que este é um rude golpe nas estratégias de diversos produtores no que diz respeito aos mercados de exportação.