Distribuição

Carrefour mantém posição chinesa

Por a 30 de Outubro de 2006 as 12:18

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Após a recente aquisição da cadeia de hipermercados chineses Trust-Mart por parte da norte-americana Wal-Mart, o CEO do grupo Carrefour, José Luís Duran, vem afirmar que o retalhista francês não está interessado em realizar grandes “compras” no mercado chinês. «Perguntámo-nos se deveríamos manter o ênfase no crescimento orgânico ou arriscar e efectuar grandes aquisições, com todos os problemas e desafios que tal operação acarretaria. Estamos mais interessados no crescimento orgânico e não nos iremos desviar dos nossos objectivos e planos».

O grupo Carrefour inaugurou recentemente o 84.º hipermercado na China, sendo o 7.º na cidade de Pequim e o milésimo em todo o mundo. O responsável máximo pelo grupo gaulês admitiu que ainda existiu a possibilidade de aquisição da Trust-Mart, mas que o grupo chinês não foi ao encontro do preço pretendido.

De referir que o mercado da Distribuição Moderna chinês é actualmente dominado pelo grupo Lianhua, com uma quota de mercado de 1,30%, aparecendo em segundo a China Resources Enterprise com 0,70%. O Carrefour detém a terceira posição no mercado chinês, com uma quota de 0,60%, sendo que a Auchan possui 0,50% do mercado. Com a aquisição da Trust-Mart (detinha uma quota de 0,40%) por parte da Wal-Mart (com uma quota de 0,30%), o maior retalhista mundial passa da 10.ª para a 2.ª posição do ranking da Distribuição Moderna chinesa com uma quota de 0,70%.