Não Alimentar

ICEP e AIP promovem Fórum Missão Exportar

Por a 27 de Outubro de 2006 as 14:52

No próximo dia 16 de Novembro terá lugar, no Centro de Congressos de Lisboa, mais um Fórum Missão Exportar, promovido pelo ICEP (Instituto das Empresas para os Mercados Externos) e a AIP (Associação Industrial Portuguesa). Dirigindo-se a empresas que querem iniciar ou aumentar os seus negócios de exportação, os organizadores pretendem lançar as bases para o alargamento da base exportadora portuguesa. A diversificação dos destinos e do tipo de produtos exportados são a fórmula preconizada para o conseguir.

Com os objectivos de «motivar um profundo debate empresarial sobre o tema da internacionalização e suas práticas e de apoiar as empresas na decisão de se iniciarem na exportação», o fórum estará estruturado de forma a mostrar aos participantes os instrumentos ao seu dispor para incrementar o sucesso internacional.

Numa das áreas serão disponibilizados aos participantes os serviços de consultores especializados em internacionalização. Para o efeito, está disponível, na página do fórum (www.missaoexportar.aip.pt), um questionário online. Após o envio do mesmo, as empresas serão contactas por um consultor que avaliará o seu caso. O diagnóstico final é-lhes apresentado presencialmente no dia 26 de Novembro.

O espaço contará também com diversas áreas dedicadas à apresentação de casos de internacionalização com maior ou menor sucesso, apresentação de mercados considerados prioritários, projectos de exportação por fileiras e um ciber café. Além dos promotores e apoiantes, a iniciativa contará com a participação de associações sectoriais, regionais e empresariais, como dinamizadoras.

O ICEP e a AIP esperam a visita de 2000 empresas, das quais 250 saiam da jornada com projectos de internacionalização e 175 os comecem a implementar até ao final de 2007.