Distribuição

E.Leclerc protegida pela Checkpoint

Por a 25 de Outubro de 2006 as 15:55

E.Leclerc protegida pela Checkpoint

A Checkpoint Systems acaba de implementar um projecto de prevenção de perdas na recém inaugurada loja do Seixal da rede de hipermercados E.Leclerc. Com o objectivo de evitar a perda desconhecida em mais de 50%, o projecto passa pela implementação de soluções de vigilância electrónica de artigos por radiofrequência e soluções digitais de CCTV (circuito fechado de televisão).

«Esta é já a 11.ª loja da rede de hipermercados do grupo E.Leclerc a adoptar as nossas soluções. E o nosso compromisso mantém-se o mesmo desde a primeira loja: reduzir a quebra desconhecida, protegendo os produtos e as margens de lucro» refere o Country Manager da Checkpoint Systems, Paulo Borges. «Numa altura em que a perda dos retalhistas portugueses representa 1.34% do volume de vendas, a aposta nestas soluções é fundamental porque este género de artigos são fáceis de roubar e têm um custo elevado», conclui.

Foram instaladas 19 antenas digitais de terceira geração à saída das caixas e 7 antenas TREND à entrada da loja. Como complemento às antenas, foram ainda instaladas várias câmaras de vigilância CCTV, incluindo as recentemente lançadas mini-domes, que permitem monitorizar a segurança geral da loja.

Para evitar o furto através de bolsas metálicas, um meio cada vez mais utilizado para roubar, foi implementado o sistema Metalpoint. Esta solução permite detectar superfícies metálicas pré-definidas, alertando, através de pager, o empregado da loja para a forte probabilidade de estar perante um potencial ladrão.

«Não queremos que a protecção da loja seja uma barreira ao consumo. Nesse sentido, implementámos soluções que permitem que os produtos estejam em livre-serviço, de forma segura. Pois outro dos grandes desafios deste projecto é aumentar as vendas», acrescenta Paulo Borges.

Para reforçar a protecção dos produtos mais susceptíveis ao furto, vão ser implementadas etiquetas de radiofrequência rígidas no têxtil e nas garrafas (solução própria – bottle tag). Também os CDs, DVDs, lâminas de barbear e alguns artigos de cosmética vão estar protegidos com soluções próprias (caixas protectoras – safers).

«Desde o ano 2000 que temos vindo a apostar nas soluções de segurança da Checkpoint e os resultados têm sido muito positivos. Conseguimos reduzir a nossa quebra e proteger os produtos mais vulneráveis, não descurando o lado estético. Acredito que os nossos clientes saem do E.Leclerc com uma experiência de compra bastante positiva», refere Alain Madec, administrador do E.Leclerc.

De forma a rentabilizar o investimento feito pelo Grupo E.Leclerc na aquisição destas soluções de segurança, a nova loja optou também pela instalação de painéis publicitários integrados nas antenas de radiofrequência para destacar as promoções a decorrer no interior da loja.