Distribuição

Wal-Mart avança para China

Por a 19 de Outubro de 2006 as 13:24

Wal-Mart

De acordo com as últimas notícias, a Wal-Mart parece estar interessada em adquirir a cadeia de hipermercados chineses Trust-Mart, por um valor estimado em mil milhão de dólares, isto é, perto de 800 milhões de euros. Caso aprovada pela entidades chinesas, a conclusão deste negócio coloca nas mãos da Wal-Mart mais de 150 hipermercados com um valor de vendas anual superior a 2,2 mil milhões de euros, além de conseguir ultrapassar o Carrefour, actualmente o maior retalhista estrangeiro a operar no mercado chinês.

O mercado da Distribuição Moderna chinês é actualmente dominado pelo grupo Lianhua, com uma quota de mercado de 1,30%, aparecendo em segundo a China Resources Enterprise com 0,70%. O Carrefour detém a terceira posição no mercado chinês, com uma quota de 0,60%, sendo que a Auchan possui 0,50% do mercado.

O grupo Trus-Mart possui uma quota de mercado de 0,40%, o que adicionado à quota de 0,30% da Wal-Mart, faz subir o líder do retalho mundial da 10.ª para a 2.ª posição do ranking da Distribuição Moderna chinesa.