Veículos

Volvo com novo aviso de segurança

Por a 19 de Outubro de 2006 as 13:10

volvo

De modo a contribuir para a segurança dos condutores dos seus camiões, a Volvo Trucks introduz um “reminder” acústico para cintos de segurança como equipamento standard nos seus veículos para o mercado europeu. «Com este aviso sonoro, esperamos poder salvar ou atenuar os ferimentos centenas de vidas», revelou Lars-Göran Löwenadler, director de Segurança da Volvo Trucks.

O número de condutores de pesados utilizadores de cinto de segurança é variável de país para país, revelando os actuais números que a percentagem vai de 10% nos países do Sul da Europa até 70% nos países nórdicos. De acordo com Claes Avedal, responsável pela pesquisa de acidentes na Volvo Trucks, «os últimos dados revelam que, a utilização do cinto de segurança poderá salvar, caso utilizado de forma correcta, cerca de 500 vidas em toda a Europa por ano».

Este sistema – aviso sonoro de cinto de segurança – fará parte integrante dos modelos comercializados pela Volvo Trucks na Europa e estará ligado ao banco do condutor e deriva do anterior sistema que activava somente uma lâmpada avisadora. Neste novo sistema, o condutor é avisado por uma lâmpada e um sinal sonoro. Assim que a ignição do veículo é ligada, acende-se uma lâmpada e quando o veículo atingir os 30 km/h essa mesma lâmpada passa para intermitente e é activado o aviso sonoro.