FMCG Marcas

ASAE detecta falta de higiene em navios-fábrica e restaurante

Por a 18 de Outubro de 2006 as 12:54

Uma acção de fiscalização em Navios-Fábrica de Bandeira Portuguesa a 20 milhas da costa de Portimão, no Algarve, levada a cabo pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) culminou na instauração de dois processos de contra ordenação devido a «deficientes condições higio sanitárias, falta de formação nos manipuladores e ausência de HACCP», segundo a ASAE.

«Neste tipo de navios, o peixe transferido do mar das embarcações de pesca é submetido a operações de processamento e conservação, tais como filetagem, corte, esfola, picagem, descasque, refrigeração ou congelação e transformação», explica um comunicado enviado à imprensa pela ASAE.

A operação reuniu colaboradores da Marinha de Guerra e Inspecção de Pescas da Direcção-Geral de Pescas e Aquicultura e foi feita com uma lancha rápida da Marinha.

Num outro comunicado, a ASAE dá conta da detenção de três suspeitos de envolvimento em abate clandestino. Duas delas foram efectuadas na sequência da apreensão de «30 quilos de manta (gordura com courato) num talho de Sobral de Monte Agraço por inexistência de marca de salubridade», explica a entidade.

A terceira detenção registou-se em Vila Real durante uma acção de fiscalização num restaurante, que encerrou por falta de higiene. «Foram encontrados 52 quilos de produtos cárneos congelado que, após exame pericial, se constatou terem falta de requisitos para além, de uma parte não apresentar marca de salubridade», remata a ASAE.